sábado, 24 de abril de 2010

A gratificação dos carregadores de piano da Esplanada


Por Luciano Pires
Blog do Servidor/CB - 23/04/2010

Comandatuba (BA) - Daqui da Bahia leio o
Correio Braziliense pela internet e vejo que o colega Tiago Pariz escreve nesta sexta-feira sobre uma decisão emblemática tomada pela Advocacia-Geral da União (AGU) e que mexe com a vida de milhares de servidores públicos federais.

É que depois de cansar de perder no Supremo Tribunal Federal (STF), o governo jogou a toalha e finalmente reconheceu que a Gratificação de Desempenho de Atividade Técnico-Administrativa e de Suporte (GDPGTAS) deve ser estendida - na mesma proporção - aos servidores ativos, aposentados e pensionistas do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE). Esse pessoal carrega o piano na Esplanada dos Ministérios.


Diz a súmula 49 da AGU publicada hoje no Diário Oficial da União:

"A regra de transição que estabelece o percentual de 80% do valor máximo da GDPGTAS, a ser pago aos servidores ativos,deve ser estendida aos servidores inativos e pensionistas, até a regulamentação da mencionada gratificação."

Pariz fez as contas e revela em reportagem que está na edição do dia do Correio que quase 200 mil pessoas serão beneficiadas e R$ 1,8 bilhão serão gastos.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra