segunda-feira, 12 de abril de 2010

LEVANTAMENTO DA SEGES APONTA O QUE MUDOU NA CARREIRA DE GESTOR EM 20 ANOS


Sítio do Servidor Público

Brasília - 09/04/2010


A Secretaria de Gestão (Seges) do Ministério do Planejamento elaborou um diagnóstico sobre como está hoje, passados 20 anos, a carreira povoada por profissionais de diversas áreas de especialização conhecidos como gestores governamentais.

O retrato da Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) está condensado no documento Comunicado Seges nº4, divulgado nesta segunda-feira.

A carreira de gestor foi criada no final da década de 80, com o objetivo de profissionalizar o Estado brasileiro. De acordo com a avaliação da Seges, os gestores governamentais, responsáveis por formular, implementar e avaliar políticas públicas, e por zelar pelo funcionamento e aprimoramento da ação estatal, “estão na posição estratégica de elos entre os governantes e a máquina pública”.

Sob o olhar supervisor da Secretaria de Gestão, a carreira com atuação transversal e perfil generalista conta atualmente com 894 EPPGGs, distribuídos em praticamente toda a Administração Pública Federal. Desse contingente, 42% têm curso superior, 34% mestrado, 18% especialização e 7% doutorado.

Segundo os dados da Seges, esses especialistas estão sendo cada vez mais requisitados por órgãos da administração federal. Nas demandas por EPPGGs, a Secretaria contabilizou no ano passado mais de 800 pedidos dos ministérios. A triagem de vagas é focada com mais ênfase nos ministérios finalísticos e nos órgãos que executam programas prioritários de governo.

Em 2009 os gestores governamentais passaram a contar com a Coordenação-Geral da Gestão da Carreira de EPPGG, que foi formalmente incorporada à estrutura da Seges em fevereiro de 2010. A nova unidade cuida de maneira exclusiva do trabalho de aperfeiçoamento dos processos relacionados à gestão da carreira, como recrutamento e seleção, desenvolvimento profissional, progressão e promoção, alocação e mobilidade, entre outros itens.

Dois produtos, apontados pelo Comunicado Seges como fatores de profissionalização e transparência, estão entre as novidades que marcam a nova fase da carreira: acesso à carta de serviços específica com informações sobre procedimentos da vida funcional dos gestores e assistência de tutores para os profissionais novatos.

Leia na íntegra o Comunicado Seges nº 4, na página da Seges, no Portal do Ministério do Planejamento, em “Arquivos”.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra