terça-feira, 13 de abril de 2010

LEVANTAMENTO DA SEGES APONTA O QUE MUDOU NA CARREIRA DE GESTOR


Ponto do Servidor - Freddy Charlson
Jornal de Brasília - 13/04/2010


Os gestores governamentais, responsáveis por formular, implementar e avaliar políticas públicas, e por zelar pelo funcionamento e aprimoramento da ação estatal, “estão na posição estratégica de elos entre os governantes e a máquina pública”. Esta é a avaliação da carreira feita pela Secretaria de Gestão (Seges) do Ministério doPlanejamento, responsável por elaborar um diagnóstico sobre como está hoje, passados 20 anos, a carreira povoada por profissionais de diversas áreas de especialização conhecidos como gestores governamentais. O retrato da Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) está no documento Comunicado Seges nº 4, divulgado ontem. A carreira foi criada no final da década de 1980, com o objetivo de profissionalizar o Estado brasileiro. Sob o olhar supervisor da Secretaria de Gestão, a carreira com atuação transversal e perfil generalista tem 894 EPPGGs, distribuídos na Administração Pública Federal – 42% têm curso superior, 34% mestrado, 18% especialização e 7% doutorado.


ESPECIALISTAS SÃO MAIS REQUISITADOS POR ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL


Segundo os dados da Seges, esses especialistas estão sendo mais requisitados por órgãos da administração federal. Nas demandas por EPPGGs, a Secretaria contabilizou em 2009 mais de 800 pedidos dos ministérios. A triagem de vagas é focada com ênfase nos ministérios finalísticos e nos órgãos que executam programas prioritários de governo. Em 2009 os gestores governamentais passaram a contar com a Coordenação-Geral da Gestão da Carreira de EPPGG, incorporada à estrutura da Seges em fevereiro passado. A nova unidade cuida do trabalho de aperfeiçoamento dos processos relacionados à gestão da carreira, como recrutamento e seleção, desenvolvimento profissional, progressão e promoção, alocação e mobilidade, entre outros itens.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra