quinta-feira, 1 de abril de 2010

Servidores federais da área ambiental fazem paralisação


Autor(es): EDUARDO SCOLESE DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Folha de S. Paulo - 01/04/2010


Insatisfeitos com o que chamam de falta de contrapartidas diante do avanço de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), servidores da área ambiental do governo aprovaram uma paralisação nacional por tempo indeterminado.

"O governo comemora a queda no desmatamento e o avanço do PAC, mas isso é por causa dos servidores. Se não tiver uma mudança [aos servidores], o PAC não vai avançar", disse Jonas Moraes Corrêa, da associação dos servidores (Asibama).
Durante a greve, os servidores do Ibama ameaçam denunciar ao Ministério Público Federal qualquer tentativa da Presidência de atropelar o encaminhamento das licenças ambientais.
O recado tem um endereço: a Casa Civil, já que o PAC é vendido pelo governo como uma vitrine da pré-candidatura presidencial da petista Dilma Rousseff, a partir de hoje ex-ministra e ex-coordenadora do programa.
Ontem, logo após tomar posse, a nova ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que a greve é "inoportuna", pois em primeiro lugar é preciso negociar a aprovação de um plano de carreira, para a seguir discutir cargos e salários.
Os licenciamentos (prévios, de instalação e de operação) são emitidos por servidores do Ibama, agora em greve, assim como funcionários do Instituto Chico Mendes, do Ministério do Meio Ambiente e do Serviço Florestal Brasileiro.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra