quinta-feira, 29 de abril de 2010

TRF DECIDE CONTRA PAGAMENTO DA URP A APOSENTADOS DA UNB


Ponto do Servidor - Freddy Charlson
Jornal de Brasília - 29/04/2010

Notícia ruim e preocupante para a atual situação de greve na Universidade de Brasília (UnB). É que o Tribunal Regional Federal decidiu que os 204 funcionários aposentados que entraram na Justiça pela Unidade de Referência de Preços (URP) não têm direito ao pagamento, que equivale a 26,05% dos salários dos trabalhadores. E que esse grupo deve devolver parte dos valores recebidos nos últimos anos. Ainda falta o voto da desembargadora Mônica Sifuentes, mas como já existem dois votos nessa direção, o mérito da questão está definido. O julgamento diz respeito apenas ao caso desses 204 servidores aposentados. Segundo a relatora Neuza Alves, os mais de dois mil funcionários que trabalham na UnB não estão incluídos no processo. A divergência entre os desembargadores Neuza Alves e Francisco Betti foi em relação à data a partir da qual a devolução deve ser feita.

DIVERGÊNCIAS NA VOTAÇÃO
Neuza Alves defende que sejam devolvidos os valores recebidos a partir de 2008, ano da última reestruturação salarial da categoria. Já Betti entende que as devoluções devem ser feitas a partir de 2005, quando o TCU notificou a UnB sobre a irregularidade. Eles debateram a divergência, mas mantiveram seus votos. Alegando a complexidade da questão, a desembargadora Mônica Sifuentes fez novo pedido de vistas do processo. Foi seu primeiro julgamento. Não há data para o assunto retornar à pauta.

TERCEIRIZADOS TEMEM DEMISSÃO E PEDEM APOIO
Para piorar ainda mais o já sombrio clima na UnB agora são os funcionários terceirizados que pedem ajuda à Reitoria, com medo de demissão. Ontem, por exemplo, eles se reuniram com representantes da Administração da UnB. Eles temem que a greve deflagrada pelo Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Trabalho Temporário, Prestação de Serviços e Serviços Tercerizáveis (Sindiserviços) acarrete em retaliações por parte das empresas que os contratam. O grupo chegou ao prédio da Reitoria com cerca de cem manifestantes. Paulo César Marques, assessor da Reitoria, garantiu que a UnB é solidária à greve. Mas a universidade precisa agir dentro de limites contratuais e legais. A rescisão de contrato com empresas que ameaçam o direito à greve foi levantada pelos trabalhadores.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra