quinta-feira, 1 de abril de 2010

UNIÃO REALIZA OFICINA COM ESTADOS SOBRE CRUZAMENTO DE DADOS DE RH


Sítio do Servidor Público

Brasília - 01/04/2010


O Ministério do Planejamento, por intermédio das Secretarias de Gestão (Seges), de Recursos Humanos (SRH), de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), além do Ministério da Previdência Social e a Dataprev, promoveram ontem a 2ª oficina de trabalho do projeto de cruzamento das bases de dados de recursos humanos da União, dos Estados e do Regime Geral da Previdência Social (RGPS).

O objetivo da oficina foi apresentar aos estados a experiência da União no processo de auditoria de recursos humanos e entregar e treinar os representantes dos entes federados na utilização do software desenvolvido para facilitar a análise dos dados gerados pelo cruzamento.

A troca de informações sobre dados funcionais de servidores levou a identificação de cerca de 164 mil indícios de irregularidades ou ilegalidades. Caberá agora aos estados e à própria União criticar as informações geradas, averiguar junto aos servidores as situações irregulares e tomar as providências necessárias para sua regularização. Estima-se que o saneamento dessas situações viabilizará uma economia da ordem de R$ 1,7 bilhão.

Todo esse processo se constitui na primeira fase do projeto de desenvolvimento do Cadastro Nacional de Informações Sociais dos Regimes Próprios de Previdência Social dos Servidores Públicos. O cadastro único deverá integrar os dados previdenciários do setor público em todas as esferas e poderes. Essa uniformização permitirá uma auditagem permanente nas despesas com pessoal, além de outros benefícios para a melhoria da gestão, como a racionalização de processos administrativos.

Participaram da oficina de trabalho representantes dos estados do Piauí, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte,Pernambuco e o Distrito Federal.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra