quinta-feira, 13 de maio de 2010

Câmara rejeita limite para gastos com pessoal


Autor(es): Denise Madueño / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo
O Estado de S. Paulo - 13/05/2010

Projeto que freia aumentos salariais por 10 anos não foi aprovado pela Comissão de Trabalho


Na mesma semana em que o governo sinalizou a favor de um freio nos aumentos salariais dos servidores, uma comissão na Câmara rejeitou, com apoio da base governista, o projeto que limita os gastos de pessoal para os próximos dez anos.


A regra estabelece que a despesa com funcionários e encargos sociais de cada um dos Poderes não poderá exceder, em valores absolutos, ao que foi gasto no ano anterior mais 2,5% ou a taxa de crescimento do PIB - aplica-se o que for menor, além da correção da inflação, pelo IPCA.

A regra vale de 2010 até o fim do exercício de 2019. A limitação nos gastos com pessoal é vista como instrumento para auxiliar o controle das despesas do governo e dar estabilidade, a longo prazo, ao custeio da máquina pública. O relator do projeto na Comissão de Trabalho, deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS), considerou que o limite vai, na prática, congelar os salários dos servidores públicos por dez anos e deu parecer pela rejeição.

Para justificar a rejeição ao limite de gastos, que também teve o apoio dos parlamentares da oposição, o relator afirmou que as despesas com pessoal têm se mantido estáveis nos últimos anos, com variação em torno de 31% da arrecadação do governo.

"Esse resultado está em plena sintonia com os princípios e os limites que norteiam a gestão fiscal federal responsável, em patamares muito inferiores ao referencial de 50% estabelecido como limite máximo para esse tipo de despesas, evidenciando o controle das contas públicas."

Busato ressaltou ainda que a aprovação da proposta vai inviabilizar os diversos projetos de lei prevendo aumentos salariais em tramitação na Câmara. Apenas um deles, o que reestrutura a carreira do Judiciário, tem um impacto previsto de mais de R$ 7 bilhões nos gastos públicos.

Vitória dos servidores. A votação de ontem na Câmara foi uma vitória dos servidores públicos que vêm trabalhando para derrubar o projeto, de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), já aprovado pelo Senado no ano passado. Na Câmara, ele será votado pela Comissão de Finanças e Tributação e pela Comissão de Constituição e Justiça antes de seguir para o plenário. Mas o parecer pela rejeição da proposta terá preferência na votação, quando ela chegar ao plenário.

"Vamos discutir isso depois das eleições", afirmou o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP). "Infelizmente, para alguns deputados, antes das eleições é um vale-tudo." O próprio governo tem posição contraditória nessa questão.

Outras propostas. Em 2007, o presidente Lula enviou ao Congresso um projeto semelhante propondo o limite de gastos. A proposta, ainda mais rígida, limitava o aumento de despesa com pessoal em 1,5% acima do gasto no ano anterior, mais a correção da inflação. O projeto foi incluído nas propostas do PAC.

Ao mesmo tempo que faltou empenho do governo para colocar a proposta em votação, o Executivo encaminhou diversos projetos propondo aumentos salariais e criando cargos de livre nomeação e com preenchimento por concursos públicos nos dois anos seguintes.


PARA LEMBRAR
Projetos fora do Orçamento são mais de 40

O deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP) fez um levantamento sobre todas as propostas de aumento de despesa aos cofres públicos que tramitam no Congresso Nacional e identificou 10 projetos de lei, 18 propostas de emendas à Constituição e 12 medidas provisórias. Somando o custo estimado para 2009 e 2010, caso as propostas sejam aprovadas, o deputado chegou à cifra de R$ 59 bilhões, conforme divulgou o Estado na edição de ontem.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra