segunda-feira, 24 de maio de 2010

Caso Geap cai no buraco negro do STF



Por Luciano Pires
Blog do Servidor/CB - 24/05/2010


Prestes a completar quatro meses de gaveta do Supremo Tribunal Federal (STF), o processo que analisa a legalidade dos convênios firmados entre a Fundação de Seguridade Social (Geap) e órgãos públicos não tem data para reencontrar a luz do dia. É que o ministro Dias Toffoli (foto), autor do último pedido de vista, continua analisando o caso.

A manifestação de Dias Toffoli no plenário suspendeu pela segunda vez o julgamento. A Suprema Corte está dividida: o relator, ministro Carlos Ayres Britto, votou pela manutenção do atual modelo, enquanto que a ministra Cármen Lúcia votou contra. O ministro Ricardo Lewandowski questionou o formato das parcerias firmadas e também se posicionou contrário. Já o ministro Eros Grau acompanhou o relator, justificando que o atual sistema traz benefícios aos órgãos, aos servidores e aos dependentes.

A Geap é a maior operadora de planos de saúde atuando no funcionalismo — conta com 90 patrocinadores e cerca de 700 mil associados. O STF entrou no assunto depois que um acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) contestou os convênios assinados pela Geap com órgãos diferentes daqueles que a instituíram. Para o Tribunal de Contas, os instituidores originais da Geap são apenas os ministérios da Previdência e da Saúde; a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (DataPrev) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e somente eles podem contratar a entidade sem licitação. Os demais, conforme decisão do TCU, têm de abrir concorrências públicas.

Se, por maioria, o Supremo decidir que o TCU tem razão, 250 mil pessoas ficarão sem cobertura e terão de optar por outro plano.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra