sexta-feira, 28 de maio de 2010

DECRETO REGULAMENTA ADICIONAL POR PLANTÃO HOSPITALAR PARA MAIS NOVE HOSPITAIS


Sítio do Servidor Público

Brasília - 28/05/2010



O Diário Oficial da União publica na edição desta sexta-feira, 28, oDecreto 7.186/10, que regulamenta o Adicional por Plantão Hospitalar (APH) para unidades federais. Instituído em 2009 pela Lei 11.907, o APH é devido aos servidores em efetivo exercício de atividades hospitalares, desempenhadas em regime de plantão, nas áreas indispensáveis ao funcionamento ininterrupto dos hospitais.

A regulamentação desse pagamento já havia ocorrido em maio de 2009, poucos meses após a promulgação da lei, mas apenas para os hospitais universitários, vinculados ao Ministério da Educação, e para o Hospital das Forças Armadas, vinculado ao Ministério da Defesa.

Agora, além desses citados, a regulamentação é estendida a outros nove hospitais vinculados ao Ministério da Saúde:

- Hospital Federal de Bonsucesso
- Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia
- Instituto Nacional de Cardiologia
- Hospital Federal dos Servidores do Estado
- Hospital Federal Cardoso Fortes
- Hospital Federal do Andaraí
- Hospital Federal de Ipanema
- Hospital Federal da Lagoa
- Instituto Nacional de Câncer – INCA.

De acordo com os critérios estabelecidos, plantão hospitalar é aquele em que o servidor cumpre, além da carga horária semanal de trabalho do seu cargo efetivo, 12 horas ininterruptas ou mais. Os plantões não poderão superar 24 horas por semana.

O decreto estabelece, também, critérios para o pagamento do plantão de sobreaviso, aquele que o servidor pode cumprir fora da instituição hospitalar, mas disponível ao pronto atendimento das necessidades de serviço. Nesse caso, ele receberá o valor do plantão hospitalar proporcionalmente às horas trabalhadas no hospital.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra