sexta-feira, 14 de maio de 2010

Governo fecha cerco contra greves no serviço federal


Autor(es): Agencia O Globo
O Globo - 14/05/2010

Estratégia se baseia em decisão do STJ que considerou ilegal parar atividades essenciais


BRASÍLIA. O governo do sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva está fechando o cerco para evitar greves no serviço público federal. A intenção do governo é estender a toda a administração pública federal o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que considerou ilegal paralisar atividades essenciais no julgamento da ação da Advocacia Geral da União (AGU) contra a greve dos servidores do Meio Ambiente. A AGU vai orientar ministérios e órgãos do Executivo a definirem suas atividades essenciais, com base na preservação do bem público e dos direitos da sociedade.

- O STJ deu uma decisão importante, que estamos tomando como referência: em serviço essencial não pode haver greve - disse o ministro da AGU, Luis Inácio Adams.

O descumprimento da decisão pode provocar a abertura de processo disciplinar contra servidores e o pagamento de multa pelos sindicatos. Segundo o ministro da AGU, a decisão do STJ preserva o direito de greve do servidor, mas impõe limites ao exercício da prerrogativa.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra