sexta-feira, 21 de maio de 2010

Máquina pública custa 12% do PIB, diz estudo


Autor(es): Agencia O Globo/Regina Alvarez
O Globo - 21/05/2010

OCDE também afirma que faltam uma política eficiente de avaliação de desempenho e transparência nas nomeações

Um estudo da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE) sobre o perfil dos servidores públicos no Brasil conclui que a máquina pública é muito cara para a economia brasileira. Embora o número de funcionários públicos nas três esferas de governo seja menor do que a média dos países desse bloco, as despesas de pessoal são mais altas, girando em torno de 12% do PIB - a média dos demais países é de 11%. Essa avaliação ainda não considera os reajustes autorizados no segundo mandato do governo Lula, pois está baseada em despesas de 2006.


O relatório, encomendado pelo próprio governo brasileiro e divulgado ontem pelo
Ministério doPlanejamento, aponta outros problemas na administração pública, como a falta de uma política eficiente de avaliação de desempenho e critérios pouco transparentes nas nomeações para cargos de confiança.


"Embora a força de trabalho do governo (incluindo governo federal, estados e municípios) seja relativamente pequena em termos de número de servidores, é muito cara para a economia brasileira. Representa 12% do PIB (excesso de empregados das empresas públicas), pouco acima da média da OCDE, e 28% de todos os custos de remuneração dos trabalhadores na economia brasileira", diz o estudo.

Outro aspecto destacado é a falta de uma política eficiente para a avaliação de desempenho. "Apesar das melhorias significativas recentes na avaliação de desempenho do pessoal, os prêmios de desempenho passaram a fazer parte do salário regular da maioria do pessoal, perdendo seu significado original de recompensa ao desempenho excepcional", diz o texto.

Maior transparência para os cargos de confiança

As deficiências são reconhecidas pelo
Ministério doPlanejamento. Na apresentação do estudo, o secretário-executivo adjunto Francisco Gaetani disse:

- O serviço público fez ajustes de salários, em alguns casos o salário é maior que na iniciativa privada. Deu um salto de resultados? Não deu. Temos uma burocracia a ser construída para lidar com o mercado.

O estudo traz outros números sobre o peso da máquina pública: "No Brasil de hoje, a combinação do custo do conjunto de
servidores públicos e dos serviços públicos produzidos pelo setor privado e pagos pelo governo significa que aproximadamente 27% do PIB é dedicado à produção de serviços e bens públicos financiados pelo governo, colocando o país em quinto lugar na comparação com os países membros da OCDE". A OCDE reúne 30 países desenvolvidos e em desenvolvimento.

O documento também contém críticas à remuneração dos servidores públicos no Brasil: "Na sua versão atual, a remuneração dos servidores ainda não se baseia suficientemente em uma visão estratégica de quais devem ser os níveis de salário, e, inevitavelmente, leva a aumentos de salários não necessariamente justificados".

Segundo a OCDE, "muitas melhorias têm sido feitas nos últimos anos, mas negociações sucessivas e adaptações das remunerações por grupos de trabalhadores com diferentes poderes de lobby continuam a produzir custos desnecessários, opacidade e complexidade no sistema de remuneração".


Quanto aos cargos de confiança, os chamados DAS (Direção e assessoramento superiores) - cerca de 22 mil cargos no governo federal -, o estudo destaca que essa prática está alinhada com a de outros países da OCDE, incluindo aqueles com sistemas baseados em carreiras como a Bélgica, a Coréia, a França e a Irlanda. No entanto, considera que é necessário melhorar a exigência de transparência das nomeações para estes cargos.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra