quinta-feira, 13 de maio de 2010

''Não temos previsão de novos reajustes''


Autor(es): Lu Aiko Otta
O Estado de S. Paulo - 13/05/2010

ENTREVISTA

Paulo Bernardo, ministro do Planejamento.

Partiu do presidente Lula a orientação para o governo buscar, na Justiça, a decretação da ilegalidade das greves de
servidores que tumultuam a Esplanada. Ele mandou ainda descontar os dias parados, segundo revelou ao Estado o ministro do Planejamento,Paulo Bernardo.

O acirramento das pressões por esses e outros gastos, acredita o ministro, refletem uma visão que não será possível arrancar "bondades" semelhantes do próximo presidente. A seguir, os principais trechos da entrevista:

Pressões por aumento de gasto sempre teve, mas agora o senhor resolveu bater duro nos
servidores grevistas e no Congresso. O que aconteceu?

Estamos num período em que aparentemente a antevisão do fim do governo levou esse pessoal a se antecipar. Essas mobilizações por salário, esse posicionamento do Congresso, a pressão dos aposentados, tudo isso tem uma visão assim: "Vai acabar o governo Lula e se não conseguirmos agora não conseguiremos mais". Não temos condições de atender, nem de longe, todas essas coisas.

Um eventual governo Dilma seria mais linha dura na área fiscal do que o Lula?

Acho que o governo Dilma vai ter de ser rigoroso. O Brasil já incorporou essa visão de que nós temos de gastar de acordo com o que arrecadamos. Isso terá de ser o pano de fundo para qualquer governo. Vai ter diferença entre uma proposta e outra, mas isso tem de estar na base.

A postura do Congresso e dos sindicatos embute um "risco Serra"?

De que tipo? Um governo mais austero do ponto de vista fiscal? Claro que não. Temos de ouvir o que o Serra vai fazer em relação a isso. Embora o PSDB viva criticando um suposto aumento dos gastos neste governo, a verdade é que os projetos (que aumentam despesa sem indicar receitas) são votados unanimemente dentro do Congresso.

É verdade que o sr. levou ao presidente Lula um levantamento sobre os reajustes já concedidos aos
servidores públicos e ele achou absurdo algumas categorias ainda estarem fazendo greve?

Mostramos a ele o seguinte: nenhuma categoria teve reajustes salariais igual à inflação. Todos foram maiores. Ele reuniu alguns ministros e dirigentes de autarquias e disse que não temos previsão de novos reajustes salariais. Se houver greve, a orientação é anotar a frequência, descontar os dias parados e ir aos tribunais para que as greves sejam decretadas ilegais.

Reajuste, só o que já foi acertado. É isso?

Vou te dizer uma coisa. Nós decidimos aqueles reajustes salariais no primeiro semestre de 2008. Fizemos todas as negociações e, no segundo semestre, em setembro, tivemos uma crise. Se a crise tivesse ocorrido três meses antes, não teríamos fechado aqueles acordos de jeito nenhum.

O fato de ser um governo do PT estimula os sindicatos a agir dessa forma?

Acho normal. O PT sempre teve excelente diálogo com os sindicatos. Continuamos mantendo. Mas até em nome da nossa boa relação acho importante falar claramente: não vamos dar reajustes salariais, não temos previsão orçamentária. Se acham que a solução é fazer greve, façam. Mas vamos entrar com as medidas cabíveis para resolver o problema. O que não é razoável é fazer uma greve sem perspectiva de solução e ficar ganhando, porque aí vira férias, como diz o presidente Lula.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra