quarta-feira, 12 de maio de 2010

PROJETO EXIGE FORMAÇÃO SUPERIOR A PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA


Ponto do Servidor - Freddy Charlson
Jornal de Brasília - 12/05/2010


A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza audiência pública, hoje, para instruir o projeto de lei da Câmara dos Deputados (PLC 280/09) que exige formação superior dos docentes que atuam na educação básica. A proposição também insere, como princípio para se ministrar o ensino, "a consideração com a diversidade étnico-racial". Para o debate, feito a requerimento da relatora na Comissão de Educação, senadora Fátima Cleide (PT-RO, ), foram convidados o secretário de Educação da Paraíba e representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação, Francisco de Sales Gaudêncio; a pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e consultora da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação Maria Machado Malta Campos; o secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo Filho; o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e secretário de Educação do município de Castro (PR), Carlos Eduardo Sanches.

DOCENTES DE NÍVEL MÉDIO PODERIAM LECIONAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
O projeto, que modifica a Lei de Diretrizes e Base da Educação, é de autoria do Poder Executivo e tramitou na Câmara como PL 5392/09. Apesar da exigência da formação superior para os docentes, a matéria prevê uma exceção: fica permitida a contratação de professores com formação apenas em nível médio para a Educação Infantil e as quatro séries iniciais do Ensino Fundamental nas localidades onde não existirem formados em nível superior. O projeto também tramita em conjunto com a proposição do PLS 54/07, da senadora Ideli Salvatti (PT-SC). Devem participar da audiência a representante do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil, Fúlvia Rosemberg; e a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Almeida e Silva.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra