quarta-feira, 5 de maio de 2010

A ressurreição da Telebrás


Por Luciano pires
Blog do servidor/CB - 05/05/2010


E finalmente nasceu o Plano Nacional da Banda Larga (PNBL), o projeto de universalização da internet rápida que foi gestado, é patrocinado e será implementado pelo governo federal.


Sem muita pompa ou circunstância, auxiliares diretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva fizeram o detalhamento do projeto nesta quarta-feira. Fora o blá-blá-blá técnico, o mais importante envolve a Telebrás, a saudosa estatal do setor de telecomunicações. Esse elefantinho branco do mundo dos fios será ressuscitado!

Sim. A estatal voltará ao mundo dos vivos como o grande gestor do PNBL e pelas mãos do Tesouro Nacional, que terá de fazer um aporte inicial direto de R$ 3,2 bilhões para a companhia se levantar do chão. A banca adorou a notícia. Tanto que desde a abertura do pregão da Bovespa as ações da tele 'made in Brazil' só operam em alta (acima dos 40%).

Conversei com o secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, sobre qual tamanho teria a nova Telebrás. Segundo ele, será uma empresa enxuta. O ministro Paulo Bernardo usou a mesma expressão.

A Telebrás (acredite se quiser!) ainda tem servidores em seus quadros. São 226 pessoas distribuídas por aí. A maior parte (186 almas) está na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Muita gente será chamada de volta para a antiga casa. No primeiro ano de funcionamento como guardiã do plano, a Telebrás terá 60 empregados.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra