segunda-feira, 31 de maio de 2010

Situações esdrúxulas


Autor(es): Agência O Globo/Luzia Amaral
O Globo - 31/05/2010


Como melhorar o serviço público

Não questiono se o modelo de gestão das Organizações Sociais é ou não adequado ao Estado, ou se os métodos de fiscalização das OS são eficientes, ou, ainda, se elas representam uma panaceia para setores da administração, onde a gestão do Estado se mostrou incapaz.

Não sou administradora, nem entendo de finanças públicas. Mas, como ser passivo dessa experiência, sofro os efeitos que a criação de uma das primeiras OS saídas da cabeça do ex-ministro Bresser Pereira trouxe à minha vida funcional.

Ao extinguir a Fundação Roquette Pinto (lei 9.637, de 15 de maio de 1998), criando em seu lugar a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), Organização Social que passou a administrar a TVE e as Rádios MEC, o Executivo jogou no limbo da administração federal os servidores que por quase três décadas construíram a história dessas emissoras públicas.

Cerca de dois mil funcionários das emissoras de Rio, Brasília e Maranhão foram colocados num Quadro em Extinção do
Ministério do Planejamento, sem direito de escolha. E coube ao governo Lula, ao criar a Empresa Brasil de Comunicação, em 2008, jogar a pá de cal. Mais uma vez, fomos preteridos pelo Executivo e colocados à margem da administração. Também ficarão à deriva os funcionários da Acerp, tão logo termine o contrato de gestão com a EBC. Mas isto é outra questão.

O pior resultado da criação da Acerp é que nós da ex-Roquette Pinto não temos a atenção devida pelo governo federal. Dispensados da TV Brasil, aguardamos numa sala do Ministério da Fazenda, no Rio, que a medida provisória 479 seja aprovada no Congresso para sermos redistribuídos, retomando finalmente nossas funções. Redatores, editores, produtores, roteiristas, diretores, cinegrafistas, sonoplastas, iluminadores, cenógrafos e tantos outros técnicos, além de administrativos, aguardam a redistribuição, principalmente para o Ministério da Cultura.

Por tudo isso, é preciso esclarecer a opinião pública sobre os resultados das Organizações Sociais. O caso da Acerp é exemplo a ser explorado, dando voz aos envolvidos - administradores públicos, servidores da ex-Fundação Roquette Pinto e funcionários da Acerp que prestam serviço à EBC. Hoje, na TV Brasil existe uma situação esdrúxula no quadro de pessoal que mantém no ar a emissora pública de TV, bem como nas Rádios MEC.

Lá, estão os celetistas da Acerp, os servidores públicos da antiga Radiobrás absorvidos pela EBC e os contratados desta (a despeito da lei federal que a criou e determina admissão por concurso público) - e, ainda, servidores federais da ex-Roquette Pinto, gerando uma série de conflitos, resultantes da disparidade de salários e da duplicidade de gerenciamento.

A verdade precisa ser conhecida por todos. Ao Estado é devido prestar contas ao contribuinte de como gasta o dinheiro público. E à imprensa cabe ser transparente nas suas opiniões.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra