quinta-feira, 13 de maio de 2010

SRH PARTICIPA DE AGENDA LATINA PARA PLANOS DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE


Sítio do Servidor Público

Brasília - 12/05/2010


O Brasil acaba de firmar, em El Salvador, o compromisso de participar de uma agenda de cooperação entre países da América Latina, com vistas ao desenvolvimento de planos de recursos humanos em saúde.

A delegação brasileira (foto) que participou dos debates que resultaram na promulgação da Carta de El Salvador (leia a íntegra aqui) acaba de retornar ao país. A Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (SRH/MP) participou da elaboração do documento, representada pela assessora Maria Gabriela El Bayeh.

A Carta de El Salvador servirá de base para o 2° Fórum Global de Recursos Humanos em Saúde, que será realizado em janeiro de 2011 em Bangkok, Tailândia.

Hoje, há um consenso estabelecido mundialmente sobre o papel decisivo dos recursos humanos para reduzir a exclusão, ampliar o acesso aos serviços de saúde e transformar o modelo de atenção nos sistemas de saúde.

As discussões que resultaram no documento ocorreram na semana passada, entre os dias 4 e 6, durante o seminário "Planos Nacionais de Recursos Humanos em Saúde na América Latina e o Fortalecimento da Atenção Primária em Saúde: Desafios para a Coordenação Intersetorial e Social”, realizado em San Salvador.

A delegação de cada país envolveu representações dos Ministérios da Saúde, Educação, Trabalho e Planejamento, e contou com representantes da Bolívia, Paraguai, Peru, Equador, Guatemala e Honduras, além de El Salvador e do Brasil.

O evento é uma inciativa da Aliança Global da Força de Trabalho em Saúde (Global Health Workforce Alliance – GHWA), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS) e à Organização Panamericana da Saúde (OPAS), em parceria com o Ministério da Saúde de El Salvador e com o Ministério da Saúde do Brasil.

SUS É MODELO

Durante a reunião, a ministra da Saúde de El Salvador, Maria Izabel Rodrigues, destacou que o Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro é um referencial a ser seguido, como é também referencial a formulação e implementação da política brasileira de recursos humanos em saúde.

A ministra ainda fez referência ao sanitarista brasileiro Sérgio Arouca e relembrou as questões por ele formuladas que diziam respeito aos direitos e deveres à saúde, o financiamento do setor, a saúde como resultado de um desenvolvimento social e econômico justo e a Reforma Sanitária como questão suprapartidária.

CULTURA DO DIÁLOGO

Um dos destaques da Carta de El Salvador é o compromisso, entre os países presentes, da promoção da cultura do diálogo, política adotada pela SRH/MP com a democratização das relações de trabalho no Governo Federal, apresentada no evento.
Os objetivos da reunião de El Salvador são os de:

– analisar a situação de desenvolvimento dos planos de recursos humanos na transformação dos sistemas de saúde com vistas à renovação da atenção primária à saúde e a integração dos serviços;
– identificar os temas prioritários e a articulação entre os Ministérios, para uma agenda de trabalho entre o setor saúde e os setores de finanças, trabalho e educação no que diz respeito ao desenvolvimento de planos de recursos humanos em saúde;
– identificar os acertos, os desafios e as boas práticas com vistas a formular recomendações para o fortalecimento da intersetorialidade na política de recursos humanos em saúde nos níveis nacionais e regionais.

RH NO MUNDO

Na América Latina, grande parte dos países vem passando por processos de mudança, caracterizadas pelo fortalecimento da democracia. Uma das lições já aprendidas foi a de que não há transformação de sistema de saúde onde não tenha tido lugar uma profunda mudança do contrato social e econômico, e são exemplos disso o Chile, Cuba, Costa Rica e o Brasil. Há muitas similaridades entre os países em estudo, o que favorece o intercâmbio de experiências e o aprendizado mútuo.

Está colocado o desafio de como capitalizar os avanços, estabelecendo diretrizes que possam aumentar a liderança governamental, e promover a gestão integrada de recursos humanos em saúde, para responder de maneira rápida e efetiva aos problemas dos nossos países.

HISTÓRICO

Aliança Global da Força de Trabalho em Saúde – GHWA – foi criada em 2006, por ocasião do Informe Mundial da Saúde “Trabalhando Juntos para a Saúde”, com o objetivo de enfrentar a crise de recursos humanos em saúde (RHUS), especialmente em 75 países identificados pela OMS por encontrar-se em estado crítico de déficit de RHUS.

O primeiro Fórum Global da GHWA foi realizado em março de 2008 em Kampala (Uganda) e deu origem à Declaração de Kampala e seu Programa de Ação Global. Em 2006, a OMS estimou haver um déficit de 4,3 milhões de trabalhadores de saúde capacitados em todo o mundo, e concluiu que os países são afetados de formas muito diferente. Dos 75 países em estado mais grave, 36 estão na África subsahariana, seis na Ásia e cinco na América Latina e no Caribe.

Na América Latina, os cinco países em crise com relação ao déficit de recursos humanos em saúde são: El Salvador, Haiti, Honduras, Nicarágua e Peru. A África concentra 10% da população mundial, 24% da carga de doenças e conta com apenas 3% dos trabalhadores de saúde e menos de 1% dos recursos econômicos destinados à saúde.

Enquanto a Etiópia forma aproximadamente 200 médicos por ano para uma população de 75 milhões de habitantes, a Inglaterra forma mais de 6.000 médicos para uma população de 60 milhões de habitantes.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra