quarta-feira, 12 de maio de 2010

STJ decidirá hoje sobre ilegalidade de greve de servidores do Ibama



Autor(es): Agencia O Globo/Regina Alvarez e Isabel Braga
O Globo - 12/05/2010


Paralisações por aumento atingem uma dezena de categorias do funcionalismo


BRASÍLIA. Com quase uma dezena de categorias do serviço público em greve, o governo federal espera que seja confirmada hoje, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a ilegalidade da paralisação dos servidores do Ibama. Os servidores do Ibama estão desde ontem fechando os parques nacionais para visitação pública. Se o STJ confirmar a liminar pela ilegalidade, ao analisar recurso da Condsef (confederação dos trabalhadores no serviço público), o governo poderá começar a cortar o ponto dos grevistas, como ameaçou na terça-feirao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.

A decisão poderá criar jurisprudência para todos os grevistas.

Se favorável ao governo, a decisão do STJ pode enfraquecer todo o movimento grevista.

Caso contrário, estimulará outras categorias a aderir ao movimento.

Está prometida para começar hoje a greve dos servidores do Judiciário, que reivindicam reajuste de 56%.

Ontem, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, teve audiência com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), integrantes da Mesa e líderes partidários, e a expectativa era que ele pedisse a aprovação do projeto. Segundo líderes que participaram do encontro, Peluso manifestou apreço pelo Legislativo e pregou harmonia entre poderes. Mas a simples presença de Peluso na Casa é uma forma de pressionar pela aprovação do projeto.

Ele ressaltou que se tratava de uma visita de cortesia e pregou harmonia entre o Judiciário e o Legislativo. Não se falou em aumento. O presidente Peluso teve a delicadeza de não tocar nisso disse Temer, que evitou dar opinião sobre o reajuste para o Judiciário.

Se depender do governo e dos governistas, não há clima para aprovar novos aumentos de salário este ano. Antes da reunião com Peluso, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), voltou a dizer que é contra o reajuste.

Reajuste de 56% em inflação de 4% é realmente muito.

Ninguém vai dar reajuste de 56%. Os deputados não podem permitir que o período eleitoral os influencie. Não vamos embarcar nessa disse Vaccarezza.

Sei que não pega bem falar contra aumento em ano de eleição.

Vou me posicionar contra qualquer proposta irresponsável.

O reajuste não tem que vir na base do afogadilho.

Quase uma dezena de categorias do serviço público federal cruzou os braços depois que o governo anunciou que não negociará novos aumentos em 2010. Estão em greve, além de funcionários do Ibama, servidores de setores dos ministérios da Educação e Ciência e Tecnologia, e do Ministério do Trabalho.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra