segunda-feira, 17 de maio de 2010

STJ limita greve de servidor do Ministério do Trabalho


Autor(es): BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo
O Estado de S. Paulo - 17/05/2010

Justiça determina que servidores, em greve desde 6 de abril, devem volta a prestar serviços considerados essenciais


O ministro Hamilton Carvalhido, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou na sexta-feira aos servidores do Ministério do Trabalho, que estão em greve desde 6 de abril, que retomem a prestação dos serviços essenciais, como o pagamento do seguro-desemprego e a expedição da carteira de trabalho. Pela decisão do ministro, pelo menos 50% dos servidores devem retornar ao trabalho.

Foi dado um prazo de 24 horas a partir do primeiro dia após a comunicação da decisão para que os serviços sejam retomados. Se a decisão for descumprida, será cobrada multa diária de R$ 50 mil da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (CONDSEF) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social (CNTSS).

Carvalhido decidiu em cima de um pedido de liminar feito pela União.

No mérito, a União pede que seja reconhecida a ilegalidade e a abusividade da greve sob a alegação de que o movimento tem afetado atividades essenciais, sem registro de manutenção de porcentual mínimo de servidores.

Ibama. Ainda na semana passada, o STJ já havia considerada abusiva a paralisação dos serviços de fiscalização e licenciamento ambiental pelos servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Os ministros determinaram o retorno imediato desses funcionários ao trabalho.

A multa diária pelo descumprimento foi mantida em R$ 100 mil para os sindicatos que organizam a greve.

O retorno imediato ao trabalho foi determinado após análise de recurso da decisão do ministro relator Benedito Gonçalves, que considerou a greve abusiva e determinou, no último dia 3, a suspensão imediata da paralisação. Por cinco a três, a Primeira Seção do STJ divergiu parcialmente de Gonçalves ao exigir apenas o retorno dos serviços essenciais.

Greves. Na semana passada, estavam em greve os servidores dos Ministérios do Meio Ambiente e do Trabalho, além do Serviço de Reserva Florestal, Incra,
Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Inep e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além dos servidores do Judiciário de alguns Estados. Ameaçam cruzar os braços os trabalhadores da Advocacia-Geral da União (AGU) e dos Ministérios da Fazenda, Agricultura e Cultura.

Protesto. Além da greve, os servidores também têm se manifestado. Na quarta-feira passada, funcionários do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra os parques nacionais, fecharam o acesso ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Eles pedem a reestruturação da carreira de especialista em Meio Ambiente, com reajuste de salário.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra