sábado, 17 de julho de 2010

Órgãos devem abrir seleções em breve


Clicabrasília.com.br - 16/07/2010



Estão previstas 2.040 novas oportunidades para diversas carreiras

Os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Meio Ambiente (MMA), da Saúde (MS) e do Turismo (MTur) deverão abrir seleções em breve. Estão previstas 2.040 novas oportunidades de níveis médio e superior para diversas carreiras. Além das vagas autorizadas, tramitam no Congresso Nacional vários projetos de lei que criam ofertas às pastas. Confira!


MAPA – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) contará com novos servidores em breve. De acordo com o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), o órgão realiza um levantamento da necessidade do cargo de fiscal federal agropecuário e poderá enviar, em breve, uma solicitação ao Planejamento para que se realize concurso.
Tramita também no Senado um projeto de lei que cria 360 vagas ao órgão. De acordo com o documento, haverá 270 oportunidades para técnico de laboratório (nível médio) e 90 para auxiliar de laboratório (nível fundamental). Os novos cargos deverão substituir trabalhadores terceirizados que estão em desacordo com a legislação. Serão extintos 319 postos de trabalho irregulares.
Segundo o projeto de lei, a criação dos cargos é necessária para ampliar a força de trabalho dos Laboratórios Nacionais Agropecuários. Atualmente, encontram-se em funcionamento seis laboratórios nacionais, em que trabalham 25 auxiliares de laboratórios e 103 técnicos de laboratório.


MMA – Tramitam no Congresso Nacional dois projetos de leis que visam à criação de cargos no Ministério do Meio Ambiente (MMA). O primeiro transforma cargos vagos da Carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho em mil vagas de analista ao órgão. As oportunidades serão aos cargos de analista ambiental (800) e analista administrativo (200). As chances serão distribuídas para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e ao Instituto de Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com a proposta, as vagas deverão suprir as demandas dos órgãos por pessoal especializado e proporcionar aos servidores mecanismos de incentivo ao exercício de suas funções na Amazônia Legal (compreende os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do Estado do Maranhão). Os analistas ambientais, que atuarem na Amazônia Legal, deverão receber uma indenização de R$ 590 mensais.
O segundo projeto de lei que foi aprovado recentemente pelo Congresso Nacional e visa ampliar o número de servidores no Executivo. Ao MMA estão previstas 80 vagas para substituir trabalhadores temporários. Não foi divulgado para quais cargos haverá oportunidades.


Ministério da Saúde – Em abril, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), vinculado ao Ministério da Saúde, foi autorizado a realizar concurso. Estão previstas 404 vagas de nível superior. O edital deverá ser publicado até outubro.
Haverá 401 chances ao cargo de médico e três vagas para fonoaudiólogo. Não foram divulgadas as especialidades médicas que serão exigidas na seleção.
O Ministério da Saúde abriu concurso, em 2005, para quatro centros de saúde do Rio de Janeiro. Para o Into foram destinadas 670 vagas com diversas funções. Os vencimentos chegavam a R$ 1.353,67.


Ministério do Turismo - O Ministério do Turismo (MTur) está autorizado a realizar concurso desde maio. Haverá 112 vagas para o órgão e 84 oportunidades ao Embratur, vinculado ao ministério. Estão previstas chances de níveis médio e superior. Recentemente, a Fundação Universa foi definida como organizadora da seleção do ministério. De acordo com as autorizações dos concursos, os aprovados deverão substituir trabalhadores terceirizados que executam atividades irregulares.
Para o Ministério do Turismo, as vagas serão distribuídas da seguinte forma: 99 vagas de nível médio ao cargo de agente administrativo; já para nível superior, haverá chances para administrador (7), contador (4) e engenheiro (2).

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), que realizará o seu primeiro concurso em breve, contará com 34 vagas de nível médio para agente administrativo e de nível superior as chances serão aos cargos de administrador (5), economista (5), técnico em comunicação social (5) e técnico especializado (35).



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra