quinta-feira, 15 de julho de 2010

Sairá a gratificação de desempenho


Ponto do Servidor - Freddy Charlson
Jornal de Brasília - 15/07/2010



O Ministério do Planejamento publicou o percentual da avaliação de desempenho institucional que servirá de base para o pagamento da gratificação de desempenho dos servidores do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE) e da gratificação de desempenho de atividade técnica de planejamento, de acordo com a nova sistemática instituída em março pelo Decreto 7.133/2010. Até agora, todos vêm recebendo uma gratificação de desempenho fixa na base de 80%. Com o que foi estabelecido no decreto, poderão ganhar até 100% da gratificação (80% institucional e 20% individual) ao final de cada ciclo de avaliação. O primeiro ciclo poderá ter duração até de seis meses. A partir de então passa a ser anual. A avaliação institucional do Ministério para o primeiro ciclo é de 98,71%. Isso significa que os servidores receberão 80% de sua remuneração variável calculados com base nesse percentual. Os outros 20% serão pagos com base na avaliação individual, cujos critérios e procedimentos gerais serão fixados em portaria a ser publicada nos próximos dias. Apenas as duas secretarias do MP têm servidores dessa carreira e dependiam de avaliação institucional para pagamento da gratificação. A GDAIE é medida em pontos: até 70 em decorrência da avaliação institucional e 30 da individual.


COMO A AVALIAÇÃO SERÁ REALIZADA
A informação é de que tanto o
Ministério doPlanejamento quanto os demais órgãos e entidades da administração pública federal precisam publicar portarias específicas com o estabelecimento das metas globais para o período de 12 meses e com os critérios e procedimentos específicos da avaliação de desempenho individual e institucional. Também precisará ser criada, a partir do segundo ciclo, uma Comissão de Acompanhamento da Avaliação de Desempenho (CAD), composta por representantes indicados pelo dirigente máximo e por membros indicados pelos servidores, que participará de todas as etapas do ciclo de avaliação dos servidores e dos órgãos.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra