Sítio do Servidor Público
Brasília - 26/07/2010
A partir de agora, nos ministérios, os deficientes auditivos podem se comunicar por meio de telefones públicos. Os “orelhões” foram instalados em todos os blocos da Esplanada, menos nos blocos M e N. No Ministério do Planejamento, foram instalados um no bloco K e outro no bloco C, ambos nas portarias principais, e estão em funcionamento desde o último dia 12.
Estes novos telefones públicos se assemelham a salas de bate-papo da internet. O usuário deverá conectar o fone a um teclado e digitar a mensagem para que a outra pessoa possa ler e entendê-lo. A reposta deverá ser efetuada da mesma maneira. As conversas só podem ser feitas se os dois lados da linha utilizarem os novos modelos.
As pessoas que não possuírem deficiência auditiva, mas quiserem utilizar os novos telefones, poderão usá-los normalmente. O custo a ser cobrado pelas ligações será de mesmo valor ao já estabelecido para ligações efetuadas de telefones públicos.
Segundo a Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Spoa), ligada ao MP, não havia reclamações antes da instalação dos telefones e a iniciativa de disponibilizá-los aos deficientes auditivos surgiu da própria subsecretaria, dentro do programa de inclusão social elaborado pela operadora Oi Telecomunicações.