terça-feira, 10 de agosto de 2010

AMPLIAÇÃO É LEGAL


Ponto do Servidor - Freddy Charlson
Jornal de Brasília - 10/08/2010


A jornada de trabalho dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi ampliada para 40 horas, seguindo legislação específica que reestruturou a carreira dos funcionários da Previdência Social. Com esse entendimento a Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou a defesa do INSS em ação ajuizada por médicos peritos da autarquia que pediam autorização para manter a carga de 30 horas, sem que houvesse a diminuição da remuneração.


OPÇÃO AO SERVIDOR
Antes da reestruturação da carreira, que ocorreu em 2009, os servidores da trabalhavam seis horas diárias. Com a mudança na legislação a carga horária aumentou, mas permitiu a manutenção do horário anterior, com a respectiva redução proporcional da remuneração. Inconformados, médicos peritos da autarquia acionaram a Justiça alegando que a remuneração deveria ser aumentada para os servidores que optassem por trabalhar 40 horas semanais e mantida para os que decidissem pela jornada anterior.


IRREDUTIBILIDADE
A categoria também alegou que o procedimento adotado pelo INSS contraria o preceito constitucional de irredutibilidade de remuneração, bem como o princípio da segurança jurídica e da boa-fé. A Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS defendeu que as alterações de carga horária feitas pela Lei 11.907/2009 são legais, já que o servidor pode optar pela jornada desejada com a remuneração correspondente ao número de horas trabalhadas. A partir da Lei 11.907/2009, o servidor pode optar pela jornada desejada com a remuneração correspondente ao número de horas trabalhadas.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra