domingo, 15 de agosto de 2010

Até servidores mudam muito


Autor(es): Agencia o Globo
O Globo - 15/08/2010


Um em cada cinco funcionários públicos troca de emprego
Diferentemente do que se poderia imaginar, funcionário público também pede as contas e muda de emprego. De acordo com o estudo do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV), a taxa de rotatividade destes servidores federais, estaduais, municipais e militares é de 20,77%. Ou seja, um para cada cinco funcionários. Majoritariamente saem do conforto estatal para um emprego na iniciativa privada (14,17%). Outros 2% se aposentam.

Apenas 3% viram informais e 0,05% passam a constar como desocupados.

Ou seja: a maioria sai dos quadros estatais em uma situação melhor, e isso tem muito a ver com a qualificação. Já quem sai do emprego com carteira assinada vai principalmente para a informalidade (3,77%) ou é encaixado na categoria desocupado. Outros 4,78% se aposentam. Isso significa que os postos têm um potencial de deterioração maior do que o dos servidores públicos.

Mudanças de governo influenciam na saída de servidores Para Marcelo Neri, economista responsável pelo estudo, os números da rotatividade do funcionalismo mostram que é um mito que não exista mobilidade entre os funcionários públicos.

A mobilidade fora do mercado formal é baixa entre os funcionários públicos, mas isso não impede as pessoas de mudar, em geral para melhor. O setor público tem um conjunto de pessoas bem educadas disse Marcelo Neri, que deixou ele próprio o setor público há alguns anos e partiu para a iniciativa privada.

Além disso, segundo o especialista, governos mudam a cada quatro anos, o que leva muitos funcionários, principalmente aqueles que tinham cargos de confiança nas três esferas de governo, a mudar de emprego com os novos mandatos.

Mudanças de estado e entre órgãos também são contabilizados como rotatividade.

Segundo Neri, a mobilidade entre os funcionários públicos não mudou muito nos últimos anos, tendo se mantido num patamar muito parecido desde 1982, quando começou a série histórica da Pesquisa Mensal do Emprego (PME) do IBGE. (Vivian Oswald)


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra