quarta-feira, 18 de agosto de 2010

ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR INAUGURA NO MDIC SUA 10ª UNIDADE


Sítio do Servidor Público

Brasília - 18/08/2010


A Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (SRH/MP) inaugurou nesta quarta-feira, 18, a 10ª unidade de referência do Siass, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor.


Localizada em Brasília, no andar térreo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), atenderá, além dos servidores desse órgão, também aos do Ministério do Planejamento, do Ministério das Comunicações, do Ministério do Turismo, do IBGE e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) – um universo estimado em mais de quatro mil pessoas.

Mesmo sendo bem equipadas, as unidades do Siass funcionam não como ambulatórios, pois para esse tipo de atendimento o servidor conta com o plano de saúde, cujo acesso foi universalizado, ou seja, estendido a todos os servidores públicos federais e a seus dependentes. O apoio assistencial nas unidades de referência é limitado a psicólogos e assistentes sociais.

O objetivo é mais gerencial, como explicou o secretário de Recursos Humanos, Duvanier Paiva Ferreira, ao participar da assinatura do Termo de Cooperação entre os órgãos que serão atendidos nessa unidade do Mdic, a segunda a ser aberta no Distrito Federal (a da Funasa foi a primeira).

"Elas destinam-se a executar perícia médica oficial e ações de prevenção, atenção e acompanhamento da saúde do servidor federal", informou Paiva.

O secretário acrescentou que nas nove unidades já inauguradas em menos de um ano, cerca de sete mil perícias foram realizadas no País e lançadas online no sistema de recursos humanos do Governo Federal – um módulo específico para acompanhamento da saúde do servidor, dentro Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal, o Sipec.

Esse banco de dados permitirá ao Governo Federal não apenas acompanhar melhor a saúde laboral do servidor, implantar medidas que melhorem a qualidade de vida no ambiente do trabalho, como até implantar programas e ações de prevenção epidemiológica.

De acordo com Sérgio Carneiro, diretor do Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Servidor, ligado à SRH/MP, o esforço no momento é para que as unidades do Siass sejam implantadas em áreas onde existe maior concentração de servidores, como Rio e Brasília, por exemplo.

Mas já há unidade funcionando até na Amazônia – no mês passado, foi inaugurada a da Universidade Federal do Pará, em Belém. A expectativa de Sérgio Carneiro é que, até o final deste ano, entre 35 e 40 novas unidades sejam abertas.

"Mas ainda é pouco, precisamos ter de 60 a 70 unidades no País inteiro, abrangendo todas as capitais estaduais e algumas grandes cidades", diz ele.

A próxima a ser inaugurada será no Ministério da Saúde, na semana que vem. Também estão programadas para serem entregue em breve unidades em Belo Horizonte, em Juiz de Fora, e em Florianópolis.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra