quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Câmara vê reajuste ilegal


Autor(es): Juliano Basile, de Brasília
Valor Econômico - 19/08/2010


Ministros do Supremo defendem reajuste


Parecer técnico da Câmara dos Deputados afirma que projetos que mudam processo de reajuste salarial dos ministros do STF e do procurador-geral da República são inconstitucionais.


Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) defenderam o projeto de lei enviado pelo presidente da Corte, Cezar Peluso, que estabelece reajuste anual do teto salarial do serviço público.

O teto é equivalente ao salário de ministro do STF. Hoje, ele está fixado em R$ 26,723 mil. O projeto do STF pede para o Congresso aumentá-lo para R$ 30,675 mil. Mais do que isso, no entanto, o texto, se aprovado, vai permitir que o tribunal faça o reajuste anualmente, a partir de 2012, por ato administrativo. Isso terá impacto para todo o funcionalismo, com forte repercussão nos cofres públicos.

"O nosso propósito é repor as perdas, porque, a cada ano, é preciso fazer as reparações salariais dos servidores", afirmou o ministro Carlos Ayres Britto, vice-presidente do STF. Segundo ele, é a Constituição que determina que o reajuste seja anual. "É um modo de tornar as carreiras públicas atraentes e, assim, profissionalizar o serviço público. O que o STF propôs foi o cumprimento da Constituição."

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que também enviou ao Congresso projeto de reajuste salarial semelhante, estava ao lado de Britto quando ele fez essa avaliação e concordou com o ministro. "É exatamente isso", disse Gurgel.

"Se há gatilho (para aumentar automaticamente o teto todos os anos) é da Constituição", completou o vice-presidente do STF. Ele se referiu especificamente ao inciso 10 do artigo 37 da Constituição. Este dispositivo diz que a remuneração dos servidores públicos deve passar por revisão geral anual.

Peluso utilizou este artigo na justificativa ao Congresso: "O mencionado dispositivo assegura periódica adequação do subsídio à realidade econômica do país num determinado intervalo de tempo".

Na justificativa, o presidente do STF informou ao Congresso que o mecanismo de reajuste automático, de acordo com índice que reponha a inflação, vai evitar a remessa anual de projetos de lei para aumentar o teto. Essa é uma prática que incomoda o STF. O tribunal esperou quase quatro anos para o Congresso aprovar a última elevação do teto. O texto foi enviado pela ministra Ellen Gracie, em 2007, quando ela era presidente da Corte, e só foi aprovado no começo deste ano, na gestão de Gilmar Mendes. Foram longas negociações com os parlamentares e com o Ministério do Planejamento que só chegaram ao fim, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dar o aval para o reajuste.

"A fórmula do teto está se esgarçando", disse Mendes ao Valor. "Este é um tema que precisa de certa ordem e eu tenho a impressão de que o próximo governo vai ter de se debruçar sobre isso", avaliou.

Mendes avaliou que o STF fica sob pressão das carreiras, pois o teto vale para todo o funcionalismo. "Ainda não conseguimos uma equação perfeita para este assunto." Em vários julgamentos, o Supremo cassou decisões de outras instâncias que permitem a diversos grupos de servidores ganhar benefícios que vão além do teto. "O tribunal é bastante cauteloso neste tema. Não é o Supremo que está abusando", concluiu.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra