sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Fenam pede que médicos peritos avaliem propostas discutidas com governo


Agência Brasil - 20/08/2010


Brasília - A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) divulgou hoje (20) comunicado em que pede aos sindicatos que convoquem assembleias extraordinárias a fim de avaliar as propostas feitas esta semana pelo Ministério da Previdência Social. A finalidade é pôr fim à greve dos médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciada no dia 22 de junho. O atendimento está sendo feito por 50% da categoria, conforme determinado pela Justiça.

Na mensagem, a Fenam relaciona as principais propostas apresentadas ao governo, durante reunião na última terça-feira (17), em Brasília. Entre os principais pontos, a entidade cita o reconhecimento, por parte do Ministério da Previdência, da atividade pericial como uma ação privativa de médico. Em contrapartida haveria a regularização do atendimento, com as perícias em dia, no prazo estimado de 90 dias. A prioridade seriam as localidades onde há maior demanda, como São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná e Santa Catarina.

São 5,4 mil profissionais em todo o país, e, de acordo com a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), 98% apoiam o movimento. A carreira de perito médico da Previdência foi criada em 2004 para avaliar a situação de segurados que recebem benefício por estarem impedidos ou inaptos para o trabalho. Segundo a ANMP, em três anos ela atraiu cerca de 5 mil profissionais, proporcionou uma economia de R$ 5 bilhões aos cofres públicos pelo não pagamento de benefícios indevidos. Por isso, a profissão é uma das mais perigosas do funcionalismo público.

Das 1,3 mil agências em todo o país, em 700 delas, onde há apenas um médico que atende, o serviço não foi interrompido conforme a entidade. Nos outros locais, os médicos peritos fazem revezamento.

Continua sem solução também a greve dos médicos-residentes. Eles pedem reajuste de 38,7% na bolsa-auxílio, com valor atual de R$ 1.916,45, mas os ministérios da Saúde e da Educação oferecem aumento de 20% a partir de 2011.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra