sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Fórmula STF


Luciano Pires
Blog do Servidor/CB - 20/08/2010


O artigo que diz respeito à revisão anual do subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) é motivo de controvérsia entre os técnicos especializados em Orçamento na Câmara e no Senado. Para quem entende do riscado, ainda não está muito claro como (do ponto de vista prático) a atualização será autorizada e nem se, eventualmente, todos os outros servidores públicos teriam direito ao benefício, caso a ferramenta seja aprovada - já que o conceito está na Constituição.


Hoje, mudanças no contracheque dos ministros ou que beneficie qualquer outra categoria da administração pública tem de vir acompanhada de projeto de lei específico, que é discutido e votado pelos parlamentares. A fórmula STF, como vem sendo chamada, acaba com essa obrigatoriedade - pelo menos para o órgão.

No texto remetido ao Legislativo no início deste mês, o Supremo indica um reajuste dos atuais R$ 26.723,13 para R$ 30.675,48 por mês e propõe também que, a partir de 2012, os subsídios dos ministros sejam atualizados em 1º de janeiro de cada ano, conforme autorização inscrita na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e disponibilidade de recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Para evitar ruídos, o STF já se comprometeu a enviar toda a informação possível a deputados e senadores. Com a iniciativa, o órgão sinaliza que tudo o que não quer é ser visto como bucha de canhão para demandas que estão há anos represadas no funcionalismo federal.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra