sexta-feira, 27 de agosto de 2010

INSS contratará médicos peritos


Correio Braziliense - 27/08/2010


O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, disse ontem, em Brasília, que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai atender uma liminar da Justiça Federal que determinou à autarquia a contratação de médicos, em caráter de urgência, para fazer os 400 mil exames de perícias pendentes. Segundo Gabas, a Previdência ainda não sabe quantos peritos serão contratados e os salário que os terceirizados terão, mas a base será a remuneração dos médicos do INSS. A categoria está com os braços cruzados há, pelo menos, dois meses.

A greve dos peritos tem atrapalhado especialmente a concessão de benefícios que dependem de avaliação de incapacidade. Para o ministro, “se os médicos voltassem ao trabalho e atendessem nossa proposta de fazer plantões à noite e no fim de semana, colocaríamos (os atendimentos) em ordem em cerca de 15 dias.” Gabas ainda demonstrou disposição em negociar e marcou uma reunião para segunda-feira, na cidade de São Paulo, com a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), que também convidou a ANMP.

Contradição
O presidente da ANMP, Luiz Carlos de Teive e Argolo, disse que ainda não confirmou participação no encontro na próxima semana. Segundo Argolo, o Ministério da Previdência “imputa uma parceria” entre a associação e a federação, mas existe “uma tendência em convergir”. Tudo vai depender do resultado de uma reunião que vai acontecer também na cidade São Paulo hoje, às 13h, entre a diretoria da Fenam e parte da diretoria da ANMP. “Está em votação on-line, até segunda-feira, uma proposta que se adapta um pouco melhor à (proposta) do Governo”. Com esse impasse, a paralisação continua e os segurados ficam sem saber quando serão atendidos.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra