quinta-feira, 26 de agosto de 2010

INSS deve começar contratações de peritos temporários a partir da semana que vem


Lourenço Canuto
Agência Brasil - 26/08/2010


Brasília – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderá já, na próxima semana, começar a fazer contratações temporárias de peritos médicos para suprir a demanda de cerca de 400 mil segurados que estão esperando atendimento. O acúmulo foi provocado pela greve dos médicos, iniciada há dois meses.

A medida atende a liminar pedida pelo Ministério Público Federal em São Paulo, concedida ontem (25), pela Justiça Federal, determinando a "contratação imediata" de terceirizados para colocar em dia o trabalho da perícia médica no INSS.

O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, disse hoje (26), em entrevista coletiva, que os contratados vão receber instruções sobre o trabalho e a adaptação vai ser rápida, pois a maioria já trabalhou nessa área, no tempo em que o serviço era terceirizado. Eles serão remunerados de acordo com pesquisa de mercado de salários para o número de horas trabalhadas.

A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) vai colaborar no treinamento e adaptação dos contratados. Gabas disse que o presidente do INSS, Valdir Simão, e sua equipe estão estudando as regras para efetivar as contratações "para que sejam feitas dentro do que a legislação prevê" para esses casos. Em muitos locais do país, não será necessário fazer contratações, onde o atendimento está ocorrendo sem transtornos, disse o ministro.

A greve, segundo ele, "tem atrapalhado bastante, especialmente no caso da concessão de benefícios que dependem da avaliação de incapacidade". O INSS calcula que os médicos poderiam colocar tudo em dia em duas semanas, trabalhando à noite, nos fins de semana e feriados.

O ministro disse que "foram feitas todas as tentativas de negociação com uma das associações que representam os médicos grevistas, mas não houve, até aqui, avanços". O INSS não abria mão da colocação em dia das perícias e a categoria não concordava. Qualquer negociação, segundo Gabas, envolverá os prejuízos decorrentes da paralisação. Ele informou que está marcada reunião para a próxima segunda-feira (30) entre o Ministério da Previdência, o INSS, a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) e a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), para discutir o fim da greve.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra