terça-feira, 31 de agosto de 2010

PEC amplia prazo para transferência de servidores de ex-territórios


Agência Câmara - 31/08/2010


Tramita na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 516/10, do Senado, que permite a transferência, para o quadro em extinção da administração federal, em caráter opcional, dos servidores e policiais militares admitidos pelos ex-territórios de Amapá e de Roraima até a data da posse do primeiro governador eleito (1º de janeiro de 1991).

A Constituição já autoriza a transferência, mas limitou o benefício para os servidores e policiais contratados até a data em que as duas unidades foram transformadas em estados (5 de outubro de 1988). Os que foram contratados entre esse dia e a posse do primeiro governador não tiveram direito à transferência para o quadro em extinção do Executivo federal.

Na prática, a transferência garante a esses servidores todos os direitos e vantagens recebidos pelos servidores públicos federais.

De acordo com o senador Romero Jucá (PMDB-RR), que apresentou a PEC, no caso de Rondônia, a Constituição deu tratamento diferenciando, abrangendo todos os servidores e policiais na ativa até a data de posse do primeiro governador eleito (15 de março de 1987). A PEC estende essa regra para Amapá e Roraima.

Tramitação
A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à
admissibilidade. Se aprovada, será analisada por uma comissão especial a ser criada especificamente para esse fim. Depois, seguirá para o Plenário, onde precisará ser votada em dois turnos.

PEC 213
Em junho de 2010, uma comissão especial na Câmara aprovou substitutivo à outra PEC que trata de assunto semelhante. A PEC 213/07 obriga a União a incorporar em sua folha de pagamento os servidores públicos lotados nos antigos territórios de Amapá e Roraima.

Segundo o substitutivo, serão vinculados à União todos os servidores federais e os policiais militares admitidos pelos ex-territórios até o dia 1° de janeiro de 1991 e todos os servidores municipais admitidos até o dia 5 de outubro de 1988, quando foi promulgada a Constituição e os municípios passaram a ser considerados autônomos. A proposta ainda deve ser analisada pelo Plenário.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra