quinta-feira, 5 de agosto de 2010

PLANEJAMENTO AUTORIZA NOMEAÇÕES PARA AGU E ANATEL


Sítio do Servidor Público
Brasília - 05/08/2010


O Ministério do Planejamento autorizou hoje a Advocacia Geral da União (AGU) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a fazer o provimento de cargos de candidatos aprovados nos últimos concursos públicos realizados por ambas as instituições. As medidas estão publicadas na página 81, da Seção 1 do Diário Oficial da União, respectivamente nas Portarias nº 350 e nº 351.

Por um equívoco na elaboração da Portaria nº 350, o texto menciona autorização para “realização de concurso público”, quando na verdade se trata de autorização para provimento. A correção deverá ser publicada amanhã no Diário Oficial da União.

A AGU poderá realizar o provimento de 120 cargos do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE) discriminados em: administrador (49), contador (11), agente administrativo (60). A Anatel tem aval para chamar 43 candidatos aprovados para os cargos de: técnico em Regulação (29), técnico administrativo (14).

De acordo com o decreto que normatiza os concursos públicos federais (6.944/09), a AGU não precisa da autorização do Ministério do Planejamento para realizar concurso público para os cargos de advogado da União, procurador da Fazenda Nacional e de procurador Federal. Também não é da competência do Ministério do Planejamento, segundo o decreto, autorizar concursos para as Carreiras de defensor público da União e de diplomata. Todos esses órgãos dependem, entretanto, de manifestação do Ministério do Planejamento em momento prévio à realização dos certames, confirmando a existência de disponibilidade orçamentária.

No tocante à permissão para provimento de vagas também estão dispensados de autorização os cargos de docente e de professor substituto e, mais recentemente, por força do Decreto 7.232/10, essa autonomia na contratação de pessoal se estende ainda para os cargos de natureza técnico-administrativa das universidades federais.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra