quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Previdência aposta no acordo

Luciene Braga

O Dia - 26/08/2010

Ministro Carlos Gabas afirma que confia no entendimento com médicos, para não ter que terceirizar perícia no INSS

Rio - O Ministério da Previdência ainda estuda como serão feitas as contratações de peritos médicos terceirizados, para assegurar o agendamento de perícias no INSS em até 15 dias. Ontem, o ministro da Previdência, Carlos Gabas, afirmou ainda ter convicção na negociação com a categoria, para não ter de seguir a determinação da 19ª Vara da Justiça Federal de São Paulo, em resposta à ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal válida em todo o País.

Embora Gabas atribua a negociação para o fim da greve à Federação Nacional dos Médicos (Fenam), a Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP) alega que a instituição não representa a categoria. A decisão judicial que ordenou a contratação emergencial de médicos terceirizados, na terça-feira, gerou constrangimento para os peritos.

Eles alegam ter circulado na rede informatizada do INSS uma carta com a informação de que a carreira dos peritos médicos previdenciários seria extinta. O documento dizia, ainda, que os peritos seriam redistribuídos para órgãos públicos, como os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) e que a incapacidade para o trabalho seria constatada sem a necessidade de avaliação médico pericial e outras medidas.

Hoje, assembleia da ANMP vai rediscutir os rumos da greve, iniciada em 22 de junho e que já teria impedido a realização de 400 mil perícias em dois meses. A primeira reunião sobre a determinação da Justiça foi realizada ontem. A Previdência, no entanto, ainda não definiu o modelo de contratações temporárias. Na sentença , o juiz José Carlos Motta diz que o direito de greve, resguardado pela Constituição, “não pode prejudicar a coletividade”.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra