sexta-feira, 6 de agosto de 2010

SRH/MP DISCUTE DIVERSIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA


Sítio do Servidor Público

Brasília - 06/08/2010


Entre os papéis que cabem aos gestores de órgãos públicos na administração federal, um deles é o de buscar estabelecer políticas eficientes para combater o preconceito e a discriminação nas relações de trabalho.

A partir dessa constatação, a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (SRH/MP) decidiu levar o tema a debate com dirigentes, técnicos de ouvidorias e demais servidores envolvidos com a gestão de pessoas no serviço público, no Fórum de Gestão da Diversidade na Administração Pública Federal.

O encontro será realizado na próxima semana, quinta e sexta-feiras (dias 12 e 13), no auditório do Ministério do Esporte (Bloco A da Esplanada dos Ministérios).

"Um dos desafios que o gestor público tem de enfrentar é saber como administrar as diferenças de identidade no ambiente de trabalho", diz Alberto Felippi Barbosa, titular da Ouvidoria do Servidor, órgão da SRH/MP que está promovendo o Fórum.

"Por exemplo: uma pessoa que se declare do grupo LGBT pode ter uma dificuldade muito grande para exercer um cargo de confiança tipo DAS (Direção e Assessoramento Superior). Então, nós resolvermos criar o Fórum da Discussão da Diversidade, para debater como gerenciar esses grupos dentro da organização", completa o ouvidor.

Ele explica, ainda, que o conceito de diversidade inclui todos, não é algo que seja definido apenas por raça ou gênero. É um conceito que engloba também a idade, estilo de vida, preferência sexual, origem geográfica, formação educacional e personalidade e outros.

Entre os temas em discussão estão, por exemplo, a mulher servidora, o negro, portadores de deficiência, idosos e o grupo Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais.

Como o auditório não comporta um grande número de pessoas - apenas 150 -, a participação será dirigida e feita exclusivamente por meio de convites.

Cada coordenação-geral de recursos humanos dos órgãos e entidades federais poderá indicar três participantes. Órgãos que compartilham com o Ministério do Planejamento o sistema de Ouvidoria terão preferência nas inscrições, além de dirigentes sindicais.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra