quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Concurso que não convoca expõe falha da política de RH


Luciano Pires
Blog do Servidor/CB - 15/09/2010



O órgão lança edital, contrata a organizadora, mobliza a atenção da indústria de cursinhos. Os candidatos se preparam, gastando tempo e dinheiro. Em seguida, acontecem as provas, sai o resultado e as pessoas são chamadas a conta gostas. Esse filme é mais velho do que
O Encouraçado Potemkin.


Seja para o preenchimento imediato das vagas ou para a formação de cadastro reserva, o represamento de nomeações é a prova viva de que alguém errou na hora de elaborar o plano estratégico de recursos humanos. Verdade seja dita essa é uma disfunção do sistema de recrutamento público no país. Está disseminada por todos os níveis de governo.

O blog recebeu um e-mail de um candidato que aguarda ser chamado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF): o edital publicado em 2008 previu a abertura de 221 postos de níveis médio e superior. A homologação do resultado ocorreu em junho do ano passado, mas a sorte só sorriu para alguns.

O aprovado diz que até agora espera pela convocação. Ele e pelo menos mais 60 pessoas, segundo informações. "Nós aprovados já não sabemos mais o que fazer para que ocorram nossas nomeações", desabafou na mensagem.

Ao site, o DER-DF explicou que as chamadas da turma de nível superior foram todas feitas. Restam os de nível médio, que conforme afirmativas oficiais acontecerão de acordo com a necessidade do órgão e respeitando as decisões políticas. Bingo!


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra