quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Judiciário sem verba para aumento


Autor(es): Agência O Globo/Isabel Braga e Luiza Damé
O Globo - 01/09/2010


Proposta orçamentária exclui reajuste de servidores e magistrados

O governo Lula decidiu enviar a proposta orçamentária de 2011 ao Congresso sem recursos para os reajustes salariais solicitados pelo Poder Judiciário, tanto o de 56% para os servidores do poder, quanto o de 14,7% nos subsídios da magistratura federal. Segundo o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a decisão sobre esses reajustes será tomada com a participação do candidato ou candidata que for eleito para suceder a Lula.

O ministro disse que isso foi discutido por Lula em audiência com os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski: O presidente Lula pediu que essa questão fosse tratada depois da eleição, já envolvendo o candidato eleito ou candidata eleita na eleição presidencial. Isso terá que ser decidido depois. Pode ser incluído no Orçamento. O Congresso pode fazer isso por acordo disse.

Paulo Bernardo criticou ainda a proposta de reajuste automático dos subsídios dos magistrados, defendida pela STF: Não vou comentar o valor. Tenho dúvidas (sobre o aumento automático). É esquisito, se não for inconstitucional.

Segundo o projeto de reajustes, enviado ao Congresso dia 12 passado, o aumento nos subsídios elevaria os salários dos ministros do STF de R$ 26,7 mil para R$ 30,6 mil.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra