quinta-feira, 9 de setembro de 2010

No dia 22, STJ julga legalidade da greve de perito

O Dia - 09/09/2010


INSS do Rio publica cinco editais para a contratação de terceirizados

Rio - No mesmo dia em que o INSS publicou editais para a contratação de peritos terceirizados em várias regiões do País — entre elas, o Rio, que normatizou o credenciamento em cinco gerências executivas —, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) adiou ontem para o dia 22 a votação que decidirá se a greve dos médicos, iniciada em 22 de junho, é ou não legal. Os ministros do STJ também adiaram o julgamento de petição do INSS que requer a abusividade do movimento, que completará três meses na data prevista para a conclusão do processo.

A Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) acredita que o adiamento representa nova vitória dos médicos sobre o governo. Três dias depois de deflagrada a greve, ainda em junho, o relator do caso no STJ, ministro Humberto Martins, declarou legal a paralisação dos médicos peritos do INSS e determinou que 50% desses servidores mantivessem o trabalho em cada unidade administrativa, operacional e de atendimento ao público em razão de se tratar de atividade pública essencial.

CREDENCIAMENTO SEGUE

Enquanto isso, segue o credenciamento de médicos, para cumprir decisão da 19ª Vara Cível Federal de São Paulo, conforme planejado. No Rio, as gerências Centro, Volta Redonda Caxias, Niterói e Campos publicaram ontem os editais. Hoje, sairá o da Norte, que não foi publicado porque havia um erro de digitação no texto enviado ao Diário Oficial.

Médicos contratados vão atuar nas agências para diminuir o tempo de espera entre agendamento e realização de perícia em até 15 dias. A estimativa do Ministério da Previdência Social é que os peritos contratados já comecem a trabalhar nos postos na segunda quinzena deste mês.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra