terça-feira, 14 de setembro de 2010

Novas regras de concursos começam a valer este ano

Aline Salgado

O Dia - 14/09/2010


Pacote contra fraudes ganha o apoio de candidatos, mas professores pedem mais

Rio - Se depender do Ministério do Planejamento, fraudes em concursos públicos serão fatos do passado. Após anunciar pacote de normas que visam dar mais segurança às seleções públicas, o secretário-executivo da pasta, João Bernardo Bringel, garantiu que até o fim deste ano todas as medidas administrativas serão adotadas em concursos de órgãos federais.

Nos cursinhos preparatórios, as novas regras foram recebidas com entusiasmo pelos candidatos, que esperam que estado e município adotem as normas como modelo. Alunos da Academia do Concurso, Nayara Gomes e Bruno Corteze se dizem mais seguros.

“É muito bom poder contar com essas medidas. O grande medo de quem estuda continua sendo as fraudes”, aponta a estudante de Direito. Já Bruno destaca a necessidade de contratar boas organizadoras. “Disciplinar as bancas é fundamental. Muitas vezes, elas tomam decisões arbitrárias”, diz.

Especialistas em seleções veem avanços nas determinações , mas não se dizem satisfeitos. Para o professor Ricardo Ferreira, o governo deveria criar selo de qualidade para as bancas, uma espécie de ISO que colocaria a empresa no rol das que cumprem, com exelência, as regras de segurança. Já para Maria Thereza Sombra, da Anpac (Associação Nacional de Proteção aos Concursos), deveria constar nas normas a obrigatoriedade de que as entidades convocassem todos os aprovados classificados dentro do número de vagas.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra