sábado, 18 de setembro de 2010

Proposta de Paim determina devolução de descontos em salário de servidores por greves desde 2007


Agência Senado - 17/09/2010


Aguarda relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) projeto de lei (PLS 226/10) do senador Paulo Paim (PT-RS) que concede "anistia aos servidores públicos da administração federal direta, autárquica e fundacional que sofreram qualquer tipo de punição, em virtude de participação em movimento reivindicatório" ocorrido desde 1º de janeiro de 2007.

A proposta estabelece que os descontos "de qualquer valor da remuneração dos servidores em razão da ausência ao trabalho" sejam suspensos e que sejam devolvidos valores já eventualmente descontados. Também determina o cancelamento de processos administrativos disciplinares em andamento pelo mesmo motivo.

Na justificação da proposta, Paim afirma que, desde junho de 2003, quando foi implantada a "Mesa Nacional de Negociação Permanente" entre o governo e servidores públicos, "todas as decisões do Governo com relação aos servidores públicos têm sido presididas pela democracia e pelo diálogo". O senador acrescenta que todos os planos de carreiras, alterações de remuneração e ajustes da força de trabalho "têm sido precedidos por negociações".

Paim afirma, no entanto, que alguns movimentos reivindicatórios recentemente ocorridos provocaram conflitos entre a administração e os servidores. Para o senador, o projeto, ao anular as punições que foram provocadas por esses movimentos, pretende "retomar o clima de entendimento e permitir que não se fira a boa relação entre o Estado e seus funcionários".

Segundo Paim, "trata-se de providência que, ao restaurar a paz no seio da administração pública, permitirá que o Governo chame os servidores a se reengajarem na tarefa de reformar o Estado brasileiro, na busca da garantia da cidadania para todos os nossos cidadãos".


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra