quinta-feira, 16 de setembro de 2010

PROTESTO NA PRAÇA


Ponto do Servidor - Freddy Charlson
Jornal de Brasília - 16/09/2010


Com manifestação hoje, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), os servidores da UnB levam, fisicamente, a greve que já dura mais de seis meses além dos limites da universidade. A mobilização dos funcionários começa a partir das 9h, na Praça Chico Mendes, de onde parte para o STF. A paralisação dos técnicos-adiministrativos da instituição é motivada pela suspensão do pagamento da URP, que equivale a 26,05% do salário dos servidores. O comando de greve argumenta que a subtração de mais de ¼ dos salários provocou prejuízos de até R$ 2 mil aos técnico-administrativos. "Enquanto isso, a categoria tem que realizar verdadeiros malabarismos para tentar reorganizar o orçamento familiar", conta um sindicalista. Desde o dia 12 de maio, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, tem em mãos o mandado de segurança com pedido de liminar que garante os 26,05% aos técnico-administrativos. Apesar de sucessivos contatos com a assessoria da ministra, o Sintfub ainda não conseguiu agilizar o andamento do processo.


MEDIDAS EXTREMAS
A suspensão da parcela, garantida como direito há mais de 20 anos pelo Superior Tribunal de Justiça, levou à medidas extremas, como a prática de greve de fome. É o caso do técnico-administrativo Marcelo Parise, que está sem ingerir qualquer tipo de alimento desde o dia 9 de setembro, em protesto pelo pagamento integral dos salários da categoria.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra