quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Reitor levará questionamentos dos servidores ao ministro da AGU

UnB Agência 22/09/2010


José Geraldo se comprometeu a marcar encontro com o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, para entregar alegação do Sintfub de que parecer da AGU desrespeita decisão do STF

O reitor José Geraldo de Souza Junior vai levar os questionamentos dos servidores sobre o parecer da Advocacia-Geral da União ao conhecimento do ministro da AGU, Luís Inácio Adams. Em reunião com técnicos na tarde desta quarta-feira, 22 de setembro, o professor reafirmou seu compromisso com a categoria e sua confiança no cumprimento da decisão da ministra Cármen Lúcia que determina o pagamento da URP a categoria. “O direito já foi conquistado, agora é uma questão de tempo para que seja respeitado”, disse.

Leia notícia sobre o parecer da AGU .

Os servidores afirmam que o parecer desrespeita liminar da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF). O documento da AGU determina que a UnB calcule os 26,05% da URP sobre os salários de 2005, e não sobre os vencimentos atuais. O documento da AGU define também que apenas os sindicalizados podem receber a URP.

Por ser ré no processo, a administração da UnB não pode questionar o parecer da AGU. O reitor José Geraldo aguarda que os questionamentos sejam feitos oficialmente pela assessoria jurídica do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) e encaminhados à reitoria. O documento deveria ter sido entregue pelos advogados da categoria nesta quarta-feira, mas só deve ficar pronto nesta quinta-feira, 23 de setembro. “Assim que chegar, vamos despachar com a AGU”, afirmou José Geraldo.

NOVELA ANTIGA - O reitor lembrou que os professores passaram pelo mesmo imbróglio antes de terem a URP garantida, em abril deste ano. Na época, a AGU também emitiu um parecer que não correspondia à decisão impressa na liminar do Supremo Tribunal Federal, também concedida pela ministra Cármen Lúcia. “No caso dos professores foi preciso ir até à ministra para que ela reiterasse suas decisão diante do parecer para, só então, a Advocacia-Geral da União modificar sua interpretação”, conta o reitor.

Com ampla experiência na área jurídica, José Geraldo acredita que a URP dos técnicos será garantida pela Justiça. “O caso dos professores é um precedente em nosso favor. A natureza da causa é a mesma”. O reitor explica que a conversa com o ministro Adams é uma tentativa de fazer as correções no parecer sem que seja necessário envolver o STF na questão. “A liminar do STF é claríssima quando afirma que a URP deve ser paga para todos e da forma com vinha sendo feito”, avalia.

Na última sexta-feira, depois da expedida a liminar do STF, o reitor José Geraldo telefonou para o ministro Luís Inácio Adams. Na conversa, o professor pediu agilidade na análise do processo para a emissão do parecer.

CONTRA O TEMPO – O parecer da AGU pode provocar a retomada da greve dos servidores da UnB. Em reunião nesta quarta-feira, os técnicos optaram pelo indicativo de paralisação para a assembleia da próxima terça-feira, 28 de setembro. “Se não tivermos o parecer da forma correta, a greve volta”, afirmou o servidor Rogério Marzola. “É duro ter que passar por essa situação desse menos de 24 antes de encerrar uma paralisação de seis meses. Mas não perdemos a confiança”, completou o dirigente Antônio Guedes



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra