quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Reitor pede à AGU tratamento igual para técnicos e professores


UnB Agência - 23/09/2010



José Geraldo de Sousa Junior encaminha ao advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, documento do Sintfub que questiona parecer da AGU sobre como deve ser o pagamento da URP

O reitor José Geraldo de Sousa Junior encaminhou pedido de esclarecimentos à Advocacia-Geral da União sobre como deve ser o pagamento da URP dos funcionários técnicos da Universidade de Brasília. Dirigido ao ministro Luís Inácio Adams, o ofício foi enviado junto com documento produzido pelo Sindicato dos Trabalhadores da UnB (Sintfub) que questiona parecer expedido pela própria AGU. Os representantes da categoria alegam que o parecer diverge de decisão da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, que manda pagar os 26,5%.

São dois os pontos questionados pelo Sintfub no parecer. De acordo com o sindicato, a AGU diz que a decisão do STF "alcança apenas os filiados do sindicato apelante". A entidade alega, no entanto, que a petição inicial dirigida ao STF deixa claro que se refere a totalidade dos servidores, ativos e inativos, independentemente de sua filiação à entidade de classe. A própria ministra Cármen Lúcia se refere aos "servidores substituídos" em sua liminar. "Jamais poderia a AGU promover restrição inexistente no ato judicial, sem qualquer fundamentação, sob pena de atentar contra a literalidade da decisão e, em decorrência, contra a dignidade da Justiça", afirma o documento do Sintfub.

O segundo questionamento apontado pelo Sintfub trata da data sobre a qual o pagamento da URP deveria incidir. O parecer da AGU afirma que a parcela deve incidir sobre os valores pagos em 2005, e não os atuais. A justificativa da AGU é de que a liminar do STF anula atos do Tribunal de Contas da União publicados em 2004 mandando cortar a URP dos trabalhadores da UnB. O Sintfub lembra, no entanto, que o TCU já em 2010 mandou novamente cortar a URP dos técnicos, no acórdão 529. "O parecer implica em descumprimento da medida liminar, pois o pagamento da parcela se daria em valor reduzido", continua o documento.

No ofício encaminhado à AGU, o reitor solicita os esclarecimentos sobre o parecer, "de modo a conferir aos servidores técnico-administrativos tratamento isonômico em relação aos docentes desta universidade".

CASOS IGUAIS - O sindicato destaca que o caso do parecer da AGU sobre a URP dos técnicos é idêntico ao ocorrido com os professores. Eles já possuíam uma liminar que garantia o pagamento integral dos 26,05% desde 2005, mas um parecer da AGU reduzia o alcance da decisão apenas aos docentes filiados à ADUnB e mandava calcular a parcela sobre salários antigos.

Essa situação foi resolvida após o reitor entrar em contato com Luís Inácio Adams, pedindo a revisão do parecer. A solicitação foi atendida pela AGU. Agora, José Geraldo faz a mesma coisa, desta vez em nome dos funcionários técnicos. "Ajo no sentido de buscar uma condição isonômica para os servidores da universidade, uma vez que a causa em tela é faticamente igual a dos professores, e por isso acredito que devem ter um tratamento igual", diz.

O reitor espera que essa questão seja resolvida o mais rapidamente possível, uma vez que as aulas do segundo semestre começam na próxima segunda-feira. "Precisamos buscar as condições para que a universidade funcione normalmente para cumprir seus objetivos institucionais", afirma.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra