quarta-feira, 1 de setembro de 2010

SEM PREVISÃO DE NOVO AUMENTO


Coluna do Servidor - Alessandra Horto
O Dia - 01/09/2010

A decisão de reajuste salarial no próximo ano para os servidores dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) ficou para o sucessor dopresidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Projeto de Lei do Orçamento Anual (PLOA), entregue ontem ao Congresso Nacional pelo
ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, não prevê reserva para novos aumentos. A despesa global coma folha de pessoal e encargos sociais tem previsão de R$184,4 bilhões.

O total representa 9,50% do Orçamento. Em 2003, esse valor era de R$ 70 bilhões.

Para a atual gestão, não há razão em prever um novo reajuste para o funcionalismo, porque o problema já foi resolvido com os aumentos que foram concedidos nos últimos anos.Portanto, novas propostas e cenários só podem ser discutidos com o novo presidente da República. A negociação terá a participação de bases sindicais.

Sobre a reivindicação de reajuste de 56% dos servidores do Judiciário e Ministério Público, o
ministro Paulo Bernardo informou que o presidente Lula já conversou com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, e solicitou que o assunto fosse discutido somente após as eleições.

Segundo ele, a definição do aumento para essas categorias poderia ficar para o próximo ano se o Congresso Nacional, por acordo, decidisse que a discussão tem que ocorrer somente em 2011.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra