quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Senado pode realizar concurso no próximo ano


Agência Senado - 30/09/2010


O Senado poderá realizar concurso público em 2011 para prover cargos vagos em razão de aposentadorias, bem como para os cargos que não foram contemplados no concurso de 2008. A comissão criada para verificar as necessidades da Casa vai propor à Mesa Diretora a realização de concurso, explicou o presidente da comissão e consultor-geral Bruno Dantas. Na hipótese de a Mesa aprovar a recomendação, disse Dantas, outra comissão poderá ser constituída para organizar o certame.

Dantas explicou que a comissão está dividida em pequenos grupos de trabalho para esse levantamento de informações. No entanto, destacou, a Secretaria de Recursos Humanos ainda não informou o número de servidores que requereram aposentadoria, o que pode influir na decisão acerca dos cargos a serem preenchidos. Ele fez questão de frisar que nem todos os servidores em condições de se aposentarem vão, de fato, solicitar a aposentadoria.

O consultor-geral afirmou que o concurso não ampliará o quadro de servidores, mas apenas serão supridas as necessidades de pessoal em cada área. Tais necessidades ainda não foram apontadas pelas secretarias da Casa.

Qualidade

Na avaliação de Bruno Dantas, esse concurso deve ser direcionado para atividades de caráter intelectual e não para aquelas de natureza operacional.

Dantas citou a Secretaria de Especial de Informática (Prodasen), o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), a Consultoria Parlamentar, a Biblioteca, como setores da Casa que precisam contar com servidores altamente qualificados para oferecer uma assessoria eficiente. Ele mencionou também o setor de engenharia, responsável pelas obras contratadas pelo Senado, que devem estar dentro dos padrões técnicos e legais para evitar desperdício de recursos públicos.

Uma das preocupações importantes da comissão, destacou o consultor, é a possível perda da memória da Casa. Ele disse que muitos servidores antigos estão se aposentando ao mesmo tempo, sem que haja contratação de novos profissionais. Assim, os novos funcionários podem não ter a oportunidade de conviver com as pessoas que conhecem a história do Senado.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra