quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Servidores suspendem greve por unanimidade

UnB Agência - 30/09/2010


Grevistas voltam ao trabalho às 8h desta sexta-feira com sentimento de vitória. Paralisação foi a mais longa da história do país

Servidores da Universidade de Brasília suspenderam a paralisação, que havia sido retomada há dois dias, em assembleia nesta quinta-feira, 30 de setembro. Desta vez, no entanto, tudo indica que a volta ao trabalho, às 8h desta sexta-feira, será definitiva. Em clima de despedida, cerca de 300 técnicos votaram por unanimidade pelo encerramento. “A URP que estava cortada, agora será paga para todos e sobre os vencimentos de 2010. Foi uma vitória histórica”, afirmou Mauro Mendes, do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub).

Os discursos inflamados de terça-feira cederam lugar ao consenso de que o movimento cumpriu sua missão. Com a liminar do Supremo Tribunal Federal, assinada pela ministra Cármen Lúcia no último dia 16, e o parecer da Advocacia-Geral da União assegurando o cumprimento da decisão, a URP dos técnico-administrativos está garantida. A pá de cal que pôs fim à greve foi o comprometimento da Reitoria de fazer uma consulta sobre a folha suplementar para o pagamento da parcela nos próximos dias.

“A administração cumpriu sua parte e foi parceira nessa luta que envolveu toda a Universidade. Agora temos que pressionar o Ministério do Planejamento para autorizar a folha”, disse Antônio Guedes, coordenador-geral do Sintfub. O processo com os cálculos com a URP integral e os atrasados desde maio já foram repassados pela Secretaria de Recursos Humanos da UnB aos ministérios da Educação e do Planejamento.

O Comando de Greve dos servidores recebeu elogios de todos os técnicos que discursaram na assembleia. “Foram seis meses e 15 dias de mobilização. Só uma liderança muito forte consegue manter uma luta por tanto tempo até a vitória”, elogiou o servidor Antônio José dos Santos. Para celebrar o fim da greve mais longa da história do país os servidores preparam o “Churrasco da Vitória”, na sexta-feira, 8 de outubro, em local ainda ser definido e divulgado pelo Sintfub.

MOBILIZAÇÃO – Uma nova assembleia da categoria será realizada no dia do fechamento da folha de pagamento de outubro, previsto para o dia 15. Até lá, um comando de mobilização formado por técnicos deve se reunir semanalmente para acompanhar o andamento do processo. “A greve só acaba de vez quando a folha com a URP estiver fechada. Apesar da conquista da categoria é preciso manter a mobilização”, comentou o coordenador-geral do Sintfub, Cosmo Balbino.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra