sexta-feira, 17 de setembro de 2010

UnB



Autor(es): Luiz Calcagno e Ariadne Sakkis
Correio Braziliense - 17/09/2010


STF mantém gratificação
A decisão preserva o pagamento de 26,5% nos salários dos quase 3,5 mil técnicos e pode levar a categoria a suspender a paralisação iniciada em 16 de março deste ano, considerada a mais longa da história da universidade.

Depois de exatos seis meses, a maior greve da história da Universidade de Brasília (UnB) atingiu seu objetivo. Os quase 3,5 mil técnicos-administrativos da instituição, de braços cruzados desde 16 de março, conseguiram garantir, por meio de liminar expedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o pagamento da Unidade de Referência de Preços (URP/89)(1). A alíquota é um mecanismo de correção salarial que corresponde a 26,05% do contracheque da categoria e também dos professores da universidade. A decisão da ministra do STF, Cármen Lúcia, na última segunda-feira e divulgada na tarde de ontem, a “diminuição, suspensão e retirada daquela parcela da remuneração dos servidores”.

A ministra declarou que pretendia levar o julgamento da liminar para o plenário do STF, mas decidiu ela mesma examinar o requerimento, porque a pauta no fim do primeiro semestre estaria “assoberbada”. O advogado do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), Valmir Floriano Vieira, ressaltou que a ministra também exigiu, no documento, que a administração da UnB restituísse os valores retidos desde a decisão em mandado de segurança que suspendeu o pagamento da URP em julho último. “A ministra concedeu liminar determinando a manutenção do pagamento da URP. Isso é o deferimento de uma liminar que deve ser cumprida até o julgamento de mérito pelo plenário do STF, que ainda não tem previsão”, informou.

O sindicato, representado pelo coordenador-geral Cosmo Balduíno, foi informado da manutenção da URP após reunião com a ministra, às 16h de ontem. Também participaram do encontro representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UnB e o presidente da Associação de Docentes da UnB (ADUnB), Ebenezer Nogueira. A ministra, no entanto, não comunicou diretamente ao grupo sobre a usa decisão. Eles só souberam do deferimento da liminar o após a publicação no site do STF.

Para Balduíno, a paralisação do servidores poderá ser suspensa. Mas caberá à categoria tomar essa decisão em assembleia marcada para a próxima terça-feira. Segundo ele, apesar da comemoração, a liminar não representa o fim da batalha judicial. “Trata-se de uma decisão jurídica precária que não constitui direito. Temos agora que aguardar o julgamento do mérito”, disse. O também coordenador do Sintfub, Antônio César de Oliveira Guedes, explicou quais serão os próximos passos da categoria. “Nós vamos avaliar a liminar e apresentar essa análise na assembleia”, afirmou.

Ebenezer Nogueira criticou a administração da universidade durante o movimento grevista e disse que, com o reitor, José Geraldo de Sousa Junior, a UnB perdeu sua independência universitária. “Nenhum reitor até então tinha suspendido o pagamento da URP, mas com o José Geraldo tivemos que entrar em greve para garantir os nossos direitos. O Sintfub conseguiu a liminar, o direito ainda pode ser violado pelo
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e pela Advocacia Geral da União (AGU) caso eles resolvam interpretar o documento, como aconteceu com os professores”, lembrou.

Na visão do reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior, o deferimento da liminar pode significar a antecipação de uma tutela jurídica. Segundo ele, isso ocorreu porque a ministra teria identificado no requerimento do Sintfub “sinais de um bom direito”. “A concessão da liminar confirma o que venho dizendo insistentemente, que a pretensão do sindicato tem fundamento legal e que a natureza da remuneração é sustentada jurisprudencialmente.”


1 - Medida polêmica
A URP é um índice econômico criado em 1987 pelo Plano Bresser, para reajustar preços e salários. Inicialmente, apenas os servidores que entraram na Justiça por se sentirem prejudicados com a inflação da época ganharam o direito ao benefício. Em 1991o bônus de 26,05% se estendeu a todos os funcionários do quadro administrativo

Trata-se de uma decisão jurídica precária que não constitui direito. Temos agora que aguardar o julgamento do mérito”
Cosmo Balduíno, coordenador-geral do Sintfub



Memória
Batalha já dura 21 anos

Em 1989, o pagamento da URP foi suspenso pelo Plano Verão, gerando uma série de batalhas judiciais com o argumento de que a suspensão feria o direito adquirido e violava a Constituição Federal. Em 1991, o então reitor da UnB, Antônio Ibañez Ruiz, estendeu administrativamente o pagamento da URP a todos os servidores da instituição com base no princípio da isonomia, mas teve o ato anulado pelo então ministro da Educação, Carlos Chiarelli. A UnB obteve na Justiça o amparo legal para continuar pagando. Em agosto de 2009, o Tribunal de Contas da União determinou, em caráter cautelar, que a UnB não pagasse mais o acréscimo salarial a servidores admitidos após 2006. Em outubro, a ADUnB impetrou mandado de segurança no STF e conseguiu suspensão dos efeitos da medida. Em novembro, professores e funcionários entram em greve que durou até dezembro. Nova paralisação foi deflagrada em 9 de março. Após embates com o Mpog e a Advocacia-Geral da União, que dava parecer contrário ao pagamento da URP e que chegou a pedir a ilegalidade da greve, a Reitoria recebeu da ministra Cármen Lúcia um despacho que ordenava o pagamento da URP até decisão final do STF. Em assembleia rachada, os professores decidem sair da greve em 10 de maio último e os servidores seguem paralisados. Após perder as batalhas no Tribunal Regional Federal da 1ª Região — que considerou apenas 204 servidores aposentados como autores da ação para o pagamento da URP —, o Sinftub recorreu ao Supremo Tribunal Federal seguindo os moldes do corpo docente para garantir os 26,05%. A categoria condicionou o julgamento da ação à volta ao trabalho e acabou protagonizando a maior greve da história da UnB.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra