segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Congresso analisa MP que estabelece demissão de servidor por quebra de sigilo


Agência Senado - 11/10/2010


O servidor público que usar de forma indevida dados protegidos por sigilo fiscal ou que emprestar sua senha para que outra pessoa chegue a esses dados poderá ser demitido. É o que prevê a Medida Provisória (MP) 507/2010, que já chegou ao Congresso Nacional.

A MP prevê ainda como punição para essas condutas, além da demissão, a perda da aposentadoria. O servidor que sofrer tais punições ficará impossibilitado de assumir novo cargo público por um período de cinco anos.

Já o servidor público que acessar sem motivo justificado informações sigilosas poderá ser suspenso por 180 dias. A punição para esse acesso injustificado poderá ser a demissão do servidor público quando houver a impressão dos dados protegidos ou em caso de reincidência.

Procuração

A MP determina também que, a partir de agora, o contribuinte terá de ir a uma delegacia da Receita Federal para solicitar acesso aos seus dados ou então fazer uma procuração em cartório autorizando o acesso de uma terceira pessoa. Pelas regras até então em vigor, o contribuinte podia preencher um formulário da Receita autorizando outra pessoa a ter acesso à declaração.

Na justificação da proposta, os ministros Guido Mantega, da Fazenda, Paulo Bernardo, do Planejamento, e Jorge Hage, da Controladoria Geral da União, explicam que a medida trará maior segurança aos dados do contribuinte mantidos pelo poder público. "A urgência da matéria é explicada pela necessidade de tornar mais severa a consequência do acesso sem motivo justificado a informações protegidas por sigilo fiscal", argumentam.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra