quarta-feira, 20 de outubro de 2010

MP questiona contratação dos Correios para concurso


Autor(es): André Borges | De Brasília
Valor Econômico - 20/10/2010



O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF) quer que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) cancele o concurso público que prevê a contratação de 6,5 mil funcionários. A recomendação do MPF/DF se baseia numa decisão judicial que suspendeu, na sexta-feira, o contrato firmado entre a ECT e a Fundação Cesgranrio, por causa de irregularidades encontradas no processo de escolha dessa fundação. Os Correios, no entanto, recorreram da decisão da Justiça e querem dar andamento ao concurso.

A contratação da Fundação Cesgranrio é mais um imbróglio que os Correios não conseguem resolver. A decisão da Justiça se baseia no fato de que a contratação, feita sem licitação, é irregular. Segundo o MPF/DF, outras empresas que organizam concursos, como a Escola de Administração Fazendária (Esaf) e o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB), nem chegaram a ser consultadas para apresentar propostas. "A recomendação que fizemos é usada para marcar um posicionamento sobre o tema, ela tem um caráter de alerta", diz Raquel Branquinho, procuradora do MPF/DF.

É a segunda recomendação que o MPF envia aos Correios este ano. A primeira foi encaminhada em setembro, na qual recomendava a suspensão do contrato com a Cesgranrio. Como a medida não foi acatada, o MPF ajuizou ação civil pública no dia 11. Segundo Raquel, caso a ECT não reveja a contratação, é grande a chance de o MPF ajuizar uma nova ação.

Lançado no fim de 2009, o concurso dos Correios atraiu mai de 1 milhão de candidatos, mas segundo o MPF, auditorias feitas pela própria ECT e pela Controladoria Geral da União (CGU) apontaram suspeitas de favorecimento indevido da fundação contratada.

Além do cancelamento do concurso, o MPF recomenda a devolução das taxas de inscrição dos candidatos inscritos e a redefinição das vagas em aberto, além da publicação de edital de licitação para contratação da empresa que fará o concurso. Até julho, os Correios tinham 108,4 mil funcionários em sua folha de pagamento. A ECT foi procurada diversas vezes pela reportagem, mas não respondeu ao pedido de entrevista até o fechamento desta edição.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra