sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Procuradoria assegura aplicação de jornada 40 horas a servidor do INSS que pretendia reduzir horário ganhando mesmo salário


Notícias AGU - 29/10/2010


Servidores públicos Federais devem trabalhar 40 horas semanais, exceto, quando existe legislação especifica sobre o assunto. Esse foi o principal argumento utilizado pela Advocacia-Geral da União (AGU) para impedir, na Justiça, a diminuição de jornada de trabalho de servidora do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), sem redução salarial.

A funciona, que ocupa o cargo de Analista do Seguro Social com formação em Serviço Social exigiu a redução da jornada para 30 horas semanais, com base na Lei nº 12.317/2010, que permite a compactação de horário de assistentes sociais, sem alteração na remuneração.

A Procuradoria Federal Especializada (PFE) INSS no Ceará esclareceu que a Lei é especifica para cargos de assistentes sociais e é aplicada apenas na iniciativa privada. Por outro lado, os procuradores explicaram que a Lei nº 11.907, de 2009, permite que o servidor do INSS opte por trabalhar 30 horas semanais, desde que haja redução proporcional da remuneração e que a autarquia concorde.

A 7ª Vara Federal de Fortaleza (CE) rejeitou o pedido feito pela funcionária e confirmou que "a Lei nº 12.317/2010 não se aplica aos servidores públicos. De acordo coma decisão, para que haja alguma alteração é necessário que o Presidente da República, aprove leis que regulamentem novo regime jurídico dos servidores, incluindo decidir sobre a jornada".

A PFE/INSS é uma unidade da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra