quarta-feira, 13 de outubro de 2010

UnB oferece curso de especialização para policiais


UnB Agência - 13/10/2010


Ministério da Justiça vai custear qualificação para os servidores da Segurança Pública e Defesa Social do Governo Federal e do Distrito Federal. Inscrições vão até 29 de outubro

Estão abertas as inscrições para o III Curso de Especialização em Segurança Pública e Cidadania, voltado principalmente a policiais e gestores da área, com a preocupação de repensar a função social da polícia. O curso é realizado pela UnB em parceria com o Ministério da Justiça (MJ). “Os policiais e os bombeiros precisam conhecer o que a universidade gera de pesquisas sobre suas próprias práticas. Só repensando suas atitudes é que podem se aperfeiçoar”, explica Aidê Caruso, coordenadora da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública do MJ.

O professor Arthur Maranhão, coordenador do Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança da UnB, acredita que os temas destrinchados durante a especialização podem ser aproveitados por todos os envolvidos com segurança pública. “Temos exemplos de policiais que gostaram tanto da academia que hoje estão fazendo mestrado na UnB. Outros aproveitaram seus projetos finais para implantar alguma ação em suas instituições de segurança”, conta.

São 40 vagas para servidores ativos do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Governo Federal e do Distrito Federal. Policiais militares, civis e federais e bombeiros podem participar do processo seletivo. As inscrições vão até 29 de outubro e são feitas apenas na Secretaria da Coordenação de Pós-Graduação em Sociologia, no campus Darcy Ribeiro. As aulas começam dia 16 de novembro, às 19h30.

Leia o edital aqui.

A delegada, Paula Morales, da Polícia Federal, fez o curso no ano passado e acredita que é preciso repensar o trabalho policial. “Muitas vezes não pensamos sobre a nossa profissão, o que fazemos diariamente e, por isso mesmo, não temos noção de que os nossos atos podem causar alguma coisa a terceiros”, disse.

A major Cristiane Simões, do Corpo de Bombeiro do Distrito Federal afirma que o aspecto mais importante do curso é discutir os conceitos de segurança pública, gestão pública e da função de cada agente público de segurança. “A gente termina o curso com mais maturidade. Aprendemos a pensar sobre novos caminhos de se fazer a segurança ou de aplicar a segurança pública”, conta.

INSCRIÇÕES – Para participar, os candidatos devem pagar a taxa de inscrição de R$ 100. O candidato deverá levar o comprovante do depósito na Secretaria da Coordenação de Pós-Graduação em Sociologia, no Departamento de Sociologia, no campus Darcy Ribeiro, ICC Norte, mezanino. Deverá portar também os seguintes documentos: cópia da carteira de identidade e CPF; cópia frente e verso do diploma de graduação, cópia do histórico escolar de graduação, currículo, documento que comprove o vínculo com a segurança pública.

Depois, será feita uma seleção dos candidatos, com prova escrita, no dia 30 de outubro. Os temas poderão ser escolhidos pelo candidato: Políticas Públicas de Segurança no Brasil ou Direitos Humanos e Segurança Pública. A lista de aprovados na primeira etapa será divulgada no dia 3 de novembro, na secretaria do Departamento de Sociologia e pelo site www.unb.br/ics/sol. Os aprovados serão convocados para uma entrevista. O resultado final dos aprovados será divulgado dia 8 de novembro.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra