quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

CGU no Rio conscientiza população sobre gastos públicos no Dia Internacional de combate à Corrupção


Agência Brasil - 09/12/2010


Rio de Janeiro - A Controladoria-Geral da União no Rio de Janeiro (CGU-RJ) promove hoje (9), no Dia Internacional contra a Corrupção, uma série de atividades para ensinar a sociedade a controlar gastos públicos.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União no Rio, Marcelo Paluma, as atividades são abertas ao público e ocorrem, na maior parte, no Ministério da Fazenda, no centro da cidade. Na capital fluminense, haverá, entre outras ações, uma feira de impostos, outra de cidadania e um bate-papo sobre controle social. Está marcada também um debate na Federação das Indústrias do Rio de janeiro (Firjan), em parceria com o Instituto Ethos, sobre integridade e combate à corrupção no meio empresarial.

Segundo a chefe da Controladoria-Geral da União no Rio de Janeiro, Mariza Pignataro, o órgão trabalha tanto no aspecto preventivo quanto no punitivo. De 2003 a 2010, o número de punições chegou a 10 mil, inclusive com exonerações no Poder Público federal. “É muito importante que a gente trabalhe com a sociedade, capacitando e informando a população. Então essa parte preventiva é essencial, mas temos também, que é inevitável, a parte punitiva”, destacou. “Os casos mais recorrentes normalmente são ligados a licitações, e em especial a obras, porque é aonde tem a maior quantidade de recursos envolvidos”, completou.

Para combater esse problema, a Controladoria-Geral da União criou um Núcleo de Ações de Controle de Infraestrutura (Nainf), com o objetivo de monitorar os futuros empreendimentos na cidade por conta dos investimentos para a Copa do Mundo e 2014 e as Olimpíadas de 2016.

“Temos que estar preparados para acompanhar essas obras, porque todo mundo quer que esses eventos aconteçam e sejam um sucesso, mas não pode ser a qualquer preço. A gente quer que as coisas corram dentro da lei”, destacou.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra